O UniGente iniciou há cerca de um mês um projeto que tem o objetivo de transformar banners e painéis publicitários, utilizados em eventos, em bolsas. Apesar do pouco tempo, o projeto já virou referência nacional e servirá de modelo para a implantação em outras Unimeds.
A parceria foi firmada no último dia 29 (quarta-feira), durante a entrega do 2º Prêmio ODM Brasil e do lançamento da terceira edição, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, o presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, e a supervisora do instituto, Núbia Gonçalves, entregaram modelos confeccionados aos representantes de várias singulares do País. Tatiana Fragoso, membro do Conselho Diretor do UniGente, também esteve presente ao evento.
A iniciativa de confeccionar as sacolas foi inspirada no projeto “Nós podemos Paraná” e iniciou-se após o 5º Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds, realizado em João Pessoa entre os dias 17 e 19 de setembro. “Com o fim do evento, vimos a necessidade de reaproveitar os materiais utilizados para não agredir o meio ambiente. As bolsas, além de serem bem feitas e bonitas, estão beneficiando cerca de 30 famílias que vivem em situação de risco econômico”, informou Aucélio Gusmão.
O produto ainda será colocado à venda. O dinheiro arrecadado será revertido às mulheres do projeto “Beira da Linha”, do Instituto Dom Helder em parceria com o Fórum da Economia Solidária.
A idéia é, no futuro, criar a Ong “Nós Podemos Paraíba” e beneficiar moradores de comunidades próximas ao Hospital Unimed JP. “Estamos em busca de empresas parceiras que estejam dispostas a doar os banners e painéis no fim de cada evento. Dessa forma, conseguiremos dar sustentabilidade ao projeto”, afirmou o gerente de Apoio Estratégico da Unimed João Pessoa, Paulo Galvão.
Também está nos plano do instituto a promoção da segunda edição do prêmio Paraíba Abraça ODM. “Até o fim deste ano promoveremos o prêmio, que certamente terá um número de inscritos ainda maior”, atestou Núbia Gonçalves.