Se para os adultos adoecer é um processo doloroso, para as crianças chega a ser traumático caso elas não sejam cuidadas com carinho. Pensando nisso, o Hospital Unimed JP implantou o "Momento Família", uma oportunidade para todos os parentes que não têm acesso à UTI conseguirem ver o recém-nascido em recuperação na unidade.
Implantado há menos de 6 meses, o projeto já começa a dar resultados. "Aos poucos, os familiares estão mudando a visão negativa da UTI, ficando mais tranquilos durante o tratamento", comentou a coordenadora da UTI Neonatal, Janine Valença Alencar do Nascimento.
Janine Valença Alencar afirma, ainda, que a presença dos pais e outros familiares tem potencializado, inclusive, o tratamento e agilizado a cura dos recém-nascidos. "Ao lado do bebê, os pais ficam mais tranquilos e essa tranquilidade chega ao bebê, que se sente mais acolhido", complementou.
O projeto funciona da seguinte forma: duas vezes na semana, sempre às segundas e quartas-feiras, a partir das 16 horas, são abertas as cortinas da janela da UTI durante 30 minutos. Neste intervalo de tempo, os familiares podem ter uma visão da UTI e dos bebês.
O projeto, que oferece uma decoração especial para tornar o ambiente mais acolhedor, busca desmistificar a visão negativa que as pessoas têm da UTI, tranquilizando os familiares do recém-nascido.
O Hospital Unimed JP é o único da Paraíba que não restringe a visita dos avós na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Além disso, permite a visita dos pais por tempo indeterminado.
Seguindo a política do atendimento humanizado, a equipe do Hospital acredita que, quanto mais contato o bebê tiver com os pais e familiares, mais rápido irá se recuperar.
HUMANIZAÇÃO
Somar o comportamento ético e o arsenal técnico-científico aos cuidados com as necessidades existenciais dos pacientes. Na área da saúde, cada vez mais tem sido buscado este equilíbrio no atendimento. É a humanização, um processo irreversível discutido no mundo inteiro.
De acordo com pesquisas, os benefícios da humanização na recuperação de um paciente são enormes. Uma acolhida adequada, por exemplo, contribui com o restabelecimento da saúde, diminuindo o sofrimento e possibilitando que a pessoa que se encontra em hospital para tratamento de doença volte mais rápido para sua casa.
Por conta disso, a Unimed JP implementou há mais de cinco anos um Programa de Humanização, que tem colocado em prática uma série de projetos, além de realizar, periodicamente, capacitações na área para funcionários e cooperados.