Hoje (3) é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, na Capital, pelo menos um avanço pode ser comemorado: a construção e recuperação de 500 rampas através do PróRampas, projeto desenvolvido pelo Instituto UniGente e pela empresa Via Urbana, com o apoio de instituições públicas e privadas e de entidades como a Associação Paraibana dos Deficientes (Aspadef).
O PróRampas, que vem sendo desenvolvido desde 2007, é uma iniciativa pioneira no País. Todas as rampas são construídas ou recuperadas dentro dos padrões técnicos de sinalização e segurança com a finalidade de facilitar o trânsito de pessoas que, temporariamente ou definitivamente, encontram dificuldades para se locomover pela cidade, principalmente em áreas públicas.
O presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, destacou que a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência é um dos objetivos do Instituto. “Investir em acessibilidade é fundamental. Garante o direito de ir e vir com autonomia, independência e segurança”, declarou.
Inicialmente, as rampas foram disponibilizadas em locais de grande circulação como o Parque Solon de Lucena (Lagoa) e a orla. Hoje, o projeto se expandiu e chegou a igrejas, escolas, empresas, entre outros lugares. E as placas sinalizadoras das rampas ainda ganharam uma outra função importante: a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas que devem ser cumpridas pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015 com a finalidade de melhorar as condições de vida em todo o mundo.
DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi proposto na 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em 14 de outubro de 1992. A data de 3 de dezembro foi escolhida porque coincide com o dia da adoção, pela ONU, do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência, em 1982.
Para comemorar a data, o Instituto UniGente e a Associação Paraibana das Pessoas com Deficiência (Aspadef) organizaram uma mobilização para esta quarta-feira (3). A programação incluiu a distribuição de material informativo sobre os direitos deste público e um café da manhã servido por volta 7 horas, no Busto de Tamandaré, em parceria com a empresa São Braz.
Na Paraíba, segundo dados da Aspadef, 18,7% da população é portadora de algum tipo de deficiência. O número corresponde a 646 mil pessoas que, diariamente, enfrentam barreiras para freqüentar restaurantes, praias, teatros, bibliotecas, cinemas, estádios e hotéis, entre diversos outros locais.