Uma referência na arte do mosaico no Brasil e no mundo, o Projeto Mosaico, do Instituto UniGente, é um exemplo de geração de emprego e renda para pessoas carentes. Foi esse motivo que impulsionou a visita da Organização Não Governamental Associação de Orientação dos Deficientes (Adote), do Rio Grande do Norte, ao Instituto UniGente na manhã desta sexta-feira (5).
Clique aqui para ver as fotos do evento.
A Ong potiguar desenvolve, entre outras ações, o Projeto Fragmentos, que capacita mães de deficientes na arte do mosaico, com objetivo de possibilitar geração de renda para essas pessoas.
De acordo com a coordenadora do projeto, Edrízia Lessa, o objetivo da visita ao Instituto UniGente foi mostrar as mães um trabalho que é referência e de como a arte do mosaico pode modificar a vida delas. Segundo a coordenadora, João Pessoa é uma cidade que respira o mosaico, diferentemente de Natal, onde, segundo disse, a arte é restrita a poucos locais.
“Pesquisando sobre o Mosaico em João Pessoa encontrei o Mosaico do UniGente, como o instituto que está a frente do projeto é da Unimed JP, sabia que estava se tratando de um trabalho realizado com respeito e seriedade”, afirmou Edrízia Lessa.
Para a supervisora do Instituto UniGente, é uma honra para o Instituto ser exemplo de um trabalho tão bonito, como é o do Mosaico, que pode contribuir para melhorar a vida das pessoas e proporcionar um mundo também melhor.
SAIBA MAIS
"Arte, saúde e cidadania. Vida e cenários transformados". Em síntese, o Projeto Mosaico UniGente poderia ser definido desta forma. Ele tem como base a geração de renda, controle de fatores de risco e promoção da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O Mosaico parte do princípio de que educar para o trabalho é um dos processos que possibilita ascensão social a grupos de baixa renda.
No projeto, os jovens têm a oportunidade de aprender a arte milenar do mosaico e de manter contato com conceitos básicos relacionados à ética, cidadania, legislação, meio ambiente e saúde. De um modo geral, o objetivo do projeto é ocupar, capacitar e integrar na sociedade este público de forma positiva, transformando- o em multiplicador do mosaico, agente de saúde na comunidade em que está inserido, e instrutor da arte para colaboradores,cooperados, familiares, clientes e fornecedores da Unimed JP.