Por que o médico, quase sempre, apresenta uma agenda sobrecarregada? A maneira como os médicos organizam o seu tempo reflete suas prioridades e seus valores? É possível organizar a agenda para ter um dia de descanso, sem culpas ou inquietações? Essas questões serão discutidas nesta segunda-feira, às 20 horas, na Sala de Expansão do Hospital Unimed JP, durante reunião do Projeto Lucas, um grupo de estudos bíblicos interreligiosos criado com o objetivo de integrar os profissionais da área de saúde por meio de um sistema de apoio psicológico e espiritual.
A reunião desta segunda-feira (25) será dirigida pela médica Aliane Leal. O estudo será baseado no capítulo 7 do livro \"Tempo para viver\" (de Therèse Glardon, Bernard André e Jean-Claude Schwab em diálogos com Hans Bürki). O tema abordado será \"Agitar-se ou escolher\".
O Projeto Lucas conta com a coordenação da neurologista Maria do Desterro Leiros da Costa, da endocrinologista Márcia Brandeburski de Farias e da psicóloga Eliana Zakis. O nome do grupo é uma alusão a Lucas, o médico que escreveu o terceiro, dos quatro Evangelhos do Novo Testamento.
A neurologista Maria do Desterro explica que o grupo de estudos bíblicos interreligiosos foi criado com o objetivo de integrar os profissionais da área de saúde por meio de um sistema de apoio psicológico e espiritual. \"Procuramos buscar explicações para situações que vivenciamos no nosso cotidiano, como perdas, angústias, estresse, através da palavra de Deus\", enfatiza a médica.
Em cada reunião, há a participação de um profissional de psicologia, com experiência em clínica e de estudiosos sobre os temas discutidos. Durante os encontros, são utilizados textos de diferentes autores cristãos para serem compartilhados e discutidos.
As reuniões do projeto são gratuitas e têm como público-alvo médicos, estudantes de medicina e demais profissionais de saúde. Para participar, não é preciso se inscrever. Basta comparecer ao local hoje à noite.