Com o projeto “PróRampas”, o instituto de responsabilidade social da Unimed JP, o UniGente, está concorrendo ao Prêmio ODM Brasil, que tem como finalidade estimular iniciativas de empresas, prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam para alcançar os oitos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
O PróRampas é uma iniciativa pioneira no País. Todas as rampas são construídas ou recuperadas dentro dos padrões técnicos de sinalização e segurança com a finalidade de facilitar o trânsito de pessoas que, temporariamente ou definitivamente, encontram dificuldades para se locomover pela cidade, principalmente em áreas públicas.
E as placas sinalizadoras das rampas ainda ganharam uma outra função importante: a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas que devem ser cumpridas pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015 com a finalidade de melhorar as condições de vida em todo o mundo.
Desde que o projeto PróRampas foi criado, em 2007, mais de 500 rampas já foram construídas ou reformadas na Capital. Os resultados são tão satisfatórios que ele se expandiu para o interior da Paraíba. Em Campina Grande, por exemplo, foram construídas, neste ano, de cerca de 120 rampas.
INSCRIÇÕES
As prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos de melhoria da qualidade de vida da população carente também podem participar do Prêmio. Mas é preciso se apressar, pois as inscrições serão encerradas às 23h59 desta sexta-feira.
Os interessados devem enviar seus projetos exclusivamente pela internet, na página oficial do prêmio ou clicando aqui. As práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial.
RESULTADO
O resultado do Prêmio ODM Brasil será divulgado em abril de 2010, junto com o lançamento do 4º Relatório Brasileiro de Objetivos do Milênio. De outubro a fevereiro de 2010, será feita a pré-seleção das melhores práticas, que receberão visitas dos organizadores para a verificação dos resultados.
Os representantes dos projetos premiados são homenageados em uma solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os trabalhos são publicados em um livro para que possam ser aplicados em outros municípios.
PRÊMIO
O Prêmio ODM Brasil é realizado pelo governo federal e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Ele foi lançado em 2004 e já foram realizadas duas edições: em 2005 com 920 projetos inscritos e 27 premiados; e em 2008, quando foram 1062 projetos inscritos e 20 premiados. O Prêmio ODM Brasil tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás.
PRÊMIO DA UNIMED BRASIL
Além da premiação do governo federal, o PróRampas está concorrendo com outros 34 projetos ao Prêmio Dr. Lutero Arno Renck de Educação e Capacitação, da Unimed Brasil, cuja finalidade é reconhecer os esforços das Unimeds no fomento à educação e a capacitação. As três cooperativas vencedoras serão conhecidas no próximo dia 28, durante a plenária da Convenção Nacional da Unimed, em Vitória (ES), e que discutirá compromisso, cooperação e sustentabilidade no cooperativismo médico.