“O Pianista” (The Pianist, 2002), filme baseado na história real do músico polonês Władysław Szpilman, judeu que enfrenta e sobrevive ao caos da Segunda Guerra Mundial, é a opção de filme da sessão de Cinema no Hospital, que será retomada no próximo sábado, às 16h, no auditório do Hospital Unimed JP. A exibição é promovida pela Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano.
Essa será a segunda exibição do projeto, que foi implantado desde o final do ano passado e que é aberto a todos os cooperados, familiares e convidados. A proposta do Cinema no Hospital é incentivar a interação entre os profissionais e criar momentos de integração em horários alternativos ao trabalho.
O primeiro filme exibido foi “Dr. Jivago” (Doctor Zhivago, 1965) drama épico dirigido por David Lean, que aborda a história de amor entre Yuri Jivago, um jovem médico aristocrata e Lara, uma enfermeira plebeia. O filme é baseado no romance de Boris Pasternak de mesmo nome e tem como pano de fundo a Revolução Russa.
Por sua vez, “O Pianista” é baseado na autobiografia de mesmo nome escrita pelo músico polonês Władysław Szpilman. A história foi às telas do cinema em 2002, sob a direção de Roman Polanski e tem o protagonismo do ator Adrien Brody. O filme arrematou três Oscars, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.