• Início
  • Notícias
  • Programação nesta sexta-feira alerta para perigos do tabagismo

Notícias

Programação nesta sexta-feira alerta para perigos do tabagismo

Publicada em 29/08/2014 às 07h

A fumaça do cigarro reúne cerca de 4.700 substâncias tóxicas, muitas cancerígenas A fumaça do cigarro reúne cerca de 4.700 substâncias tóxicas, muitas cancerígenas

Com o tema "Tabagismo passivo em ambiente familiar" será comemorado nesta sexta-feira (29) o Dia Nacional sem Tabaco. Na capital, haverá atividades de promoção da saúde no Cais de Jaguaribe e no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). A ação conta com o apoio da Unimed JP.

A Cooperativa participará das atividades no Cais de Jaguaribe com o Movimento Jampa Saúde, que tem o objetivo de chamar atenção das pessoas para a adoção de hábitos saudáveis em busca de uma melhor qualidade de vida. Das 8h às 10h30, haverá uma educadora física a disposição das pessoas que queiram fazer alguma atividade ou que precisam de alguma orientação.

Além desta ação da Unimed, no Cais de Jaguaribe, haverá testes respiratórios (monoximetria, espirometria e fargerstrom), verificação de pressão arterial, apoio psicológico, exposição de peças anatômicas, distribuição de material educativo, orientação de saúde bucal e informação sobre o tratamento do Tabagismo.

Às 14h, no auditório do CRM, serão realizadas palestras relacionados ao tema. A funcionária da Secretaria de Saúde da Paraíba, Gerlane Carvalho apresentará o Programa Nacional de Tabagismo na Rede SUS. O pneumologista Sebastião de Oliveira Costa abordará "Morbimortalidade por Doenças Tabaco relacionadas" e "Tratamento do Tabagismo". A enfermeira Luciana Martins apresentará o tema "Experiência exitosa do tratamento do tabagismo no Cais de Jaguaribe"

DADOS

O tabagismo é responsável por 13% das mortes no País. Ao todo, são 130 mil óbitos anuais, sendo 350 por dia. O Brasil gasta em torno de R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças associadas ao cigarro. Esses dados são de um estudo realizado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Paraíba possui hoje 511.480 fumantes e, destes, 99.720 estão em João Pessoa.

A fumaça do cigarro, segundo o Ministério da Saúde, reúne cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes. O cigarro está associado a mais de 50 doenças e tem causado mortalidade prematura como um dos principais fatores desencadeantes de doenças respiratórias, do coração, assim como vários tipos de câncer.