Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), o Comitê Interinstitucional de Controle do Tabagismo na Paraíba promoverá diversas atividades de promoção da saúde para chamar atenção sobre os malefícios do cigarro à saúde.
A programação terá início na terça-feira (28), às 20h, na Clínica Pulmonar, onde será ministrada a palestra \"O Tabagismo e as doenças cardiovasculares\", ministrada pela coordenadora do programa de Tabagismo do Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP), Jaqueline Issa, e pelo presidente do Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB) e coordenador de Tabagismo da Sociedade Paraibana de Pneumologia e Tisiologia, Sebastião Costa.
No dia seguinte (29), às 8h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), será realizada uma mesa redonda abordando o tema o \"Tabagismo e a mulher\", coma as presenças de Sebastião Costa, Jaqueline Issa e a ginecologista e obstetra Lúcia Maria de Souza Araújo. O debate tem como público-alvo os profissionais das redes estadual e municipal de educação que trabalham com prevenção em saúde. No local, t haverá exposição de banners com imagens impactantes sobre os malefícios do cigarro.
Na sexta-feira (31), haverá exposição de banners e distribuição de material educativo na Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) e diversas ações na Unimed JP (veja abaixo os detalhes).
O Comitê Interinstitucional de Controle do Tabagismo é formado pela Unimed João Pessoa, Associação Médica da Paraíba (AMPB), Sociedade Paraibana de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade de Cardiologia da Paraíba, Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), entre outras instituições.
AÇÕES NA UNIMED JP
Na próxima sexta-feira (31), a Unimed João Pessoa promoverá ações de Promoção da Saúde para alertar sobre os riscos do cigarro na sede e no Hospital Unimed JP.
As atividades ocorrerão das 9h às 16h, nas recepções principais da Sede e do Hospital Unimed JP. Nestes locais, funcionários da Promoção da Saúde da Cooperativa realizará teste de capacidade respiratória em fumantes e não fumantes. O exame, chamado de Espirometria, é simples, rápido e indolor e capaz de detectar a real capacidade respiratória das pessoas.
Os que fizerem o teste e que o resultado for abaixo da média aceitável para o exame serão orientados a procurar um pneumologista. As atividades serão realizadas gratuitamente, em qualquer pessoa, independentemente de serem clientes ou não da Unimed JP.
Além do exame, a Promoção da Saúde da Unimed JP distribuirá material informativo sobre os danos causados pelo cigarro ao organismo.