A programação do primeiro módulo do Seminário de Humanização dos Procedimentos Médicos em Cooperativas de Saúde, aberto ontem à noite pela Unimed JP, será reiniciada às 8h30 deste sábado. Este módulo tem como tema “Humanização na Condução do Paciente Terminal”.
A primeira palestra do dia terá como ministrante o presidente da Cooperativa, Aucélio Melo de Gusmão, que abordará “Atitude Ética Permanente”. Logo depois, às 9h15, terão início as mesas-redondas. A primeira discutirá o tema “Necessidades Essenciais dos Pacientes Terminais”, e terá como convidados os médicos João Modesto Filho, Francisco Carlos Diniz e José Eymard Filho.
A segunda mesa-redonda do evento está prevista para começar às 10h50 e vai discutir o tema “Irreversibilidade Patológica, Comportamento Terapêutico e Visão Moral das Condutas”. Os debatedores serão o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Antônio de Pádua Montenegro, o procurador de Justiça José Raimundo de Lima, o arcebispo Dom Aldo Pagotto, o pastor Estevam Fernandes e o representante do Conselho Federal de Medicina, Genário Alves Barbosa,
O seminário, que está sendo promovido pela Unimed JP no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), no Centro da Capital, foi aberto ontem à noite pelo professor e consultor Genival Veloso de França. Ele abordou o tema “Pacientes terminais – dialética da vida e da morte”.