A influência da publicidade e propaganda na alimentação das crianças e adolescentes foi o tema abordado durante palestra do Programa Saúde nas Escolas da Unimed JP, na manhã do último sábado (12), no Colégio Polígono. O evento reuniu cerca de 40 participantes, entre pais, alunos e professores do educandário. A ministrante foi a psicóloga da Coordenação de Promoção da Saúde, Lara Guerra.
Durante pouco mais de três horas, os pais e educadores ouviram as orientações da psicóloga e discutiram as várias formas de como evitar a influência da mídia diretamente nas crianças. Durante a palestra, ocorreu a exibição do documentário americano “Super Size-Me” (A dieta do palhaço - 2004), que conta a história do cineasta Morgan Spurlock. O filme mostra os efeitos na saúde física e psicológica das pessoas que exploram o consumo dos produtos das indústrias da comida rápida (Fast-Food).
“O filme recebeu vários prêmios justamente por ser impactante. Em apenas um mês, o personagem principal ficou muito doente, e isso mostrou como a maioria das pessoas podem ser influenciáveis por essas empresas”, explicou a psicóloga.
“As crianças costumam consumir sanduíches, batatas fritas e refrigerantes excessivamente ao longo dos anos e vão ficando doentes, contraindo o diabetes, a hipertensão, e o colesterol alto e muitas vezes isso acontece pela própria omissão dos pais, que devido a correria do dia-a-dia levam os seus filhos para comer nesses restaurantes fast-food”, alertou.
COMO EVITAR?
Para Lara Guerra, o primeiro passo para evitar a obesidade infantil deve começar em casa. Segundo ela, os pais precisam refletir melhor o problema junto aos filhos e aos poucos ir realizando mudanças de rotina necessárias para se manter uma alimentação saudável. “Só assim os pequenos conseguirão se adequar a nova rotina, sem ansiedade, estresse ou adrenalina alta”, concluiu.
Consumir alimentos saudáveis não é tarefa difícil. É possível unir os benefícios para a saúde com sabor. Para isso, basta fazer trocas de alimentos. Entre elas: o refrigerante por suco de fruta; sanduíche por pães integrais e carne vermelha pela soja, entre outras.
Ainda segundo Lara Guerra, a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gordura de boa qualidade, é possível prevenir hipertensão, obesidade, osteoporose, taxas altas de gordura no sangue, doenças do coração e câncer, entre outras doenças degenerativas.
PROGRAMA DE SUCESSO
Esta foi a segunda palestra do Saúde nas Escolas no Colégio Polígono. De acordo com a diretora e coordenadora Pedagógica do educandário, Ana Mary Jaques, os pais costumam não ter mais tempo para colocar frutas, sucos ou sanduíches naturais nas lancheiras das crianças. “A nossa preocupação foi justamente essa, trabalhar primeiro com os pais, para que essa orientação comece de cima para baixo”, disse.
Ainda segundo ela, as orientações contribuirão diretamente para o trabalho de conscientização que a escola pretende implantar junto aos alunos sobre a importância da alimentação saudável na infância.
“A Unimed está de parabéns por disponibilizar profissionais gabaritados para falar de um assunto tão complexo quanto a alimentação infantil. Essas informações servirão para que nós, educadores, possamos orientar melhor os nossos alunos sobre os riscos da obesidade causada pelo consumo de produtos industrializados ou frituras”, disse. Durante o evento, também foi realizado testes de glicemia e verificação de pressão arterial.
PREVENÇÃO DO ALCOOLISMO
A Unimed JP, através da Coordenação de Promoção da Saúde, deu sequência nesta segunda-feira (14) ao Programa Saúde nas Escolas com a realização de palestra sobre a prevenção do alcoolismo. A atividade aconteceu no período da manhã, no auditório do Colégio João 23.
Cerca de 35 participantes entre pais, alunos, educadores e funcionários estiveram presentes ao evento. O ministrante foi o médico da Coordenação de Promoção da Saúde, Hilário Freitas.
A Unimed JP realizará mais cinco palestras sobre o tema no Colégio João XXIII nos dias Nos dias 16, 21, 23, 28 e 30. As apresentações ocorrerão sempre no horário das 10 horas.