Médica cooperada da Unimed João Pessoa há mais de trinta anos, a pediatra Lúcia Gadelha está acostumada a se doar. Mesmo com uma rotina cheia, a médica, que já foi diretora da Cooperativa, sempre encontra em sua agenda um espaço para fazer o bem. Agora, Lúcia Gadelha, que por muitos anos integrou a Pastoral da Criança, assumiu um novo compromisso: aderiu ao Programa de Voluntariado do Instituto Unigente, o instituto de responsabilidade socioambiental da Unimed JP.
Desde o começo de abril, a pediatra está atendendo as crianças do Coral Jovem Unimed João Pessoa. Ao todo, 62 crianças estão recebendo atenção da médica que, para atender com qualidade, optou por separar os pacientes em grupos. A cada semana, um grupo é chamado para as consultas, realizadas individualmente, em uma sala na Operadora.
Até agora, cerca de 35 crianças já tiveram seu primeiro atendimento. Ao longo das próximas semanas, as outras 27 receberão assistência.
EXEMPLO
A médica afirma que todos sempre podem arranjar um tempo para ajudar aqueles que precisam, independentemente da rotina exaustiva de cada um. “A maior gratificação recebida é saber que a ajuda ofertada, de certa forma, pode contribuir para a formação daqueles jovens”, avalia a médica, que vê no voluntariado não apenas uma missão, mas também um compromisso.
Pioneira do Programa de Voluntariado do Unigente, a pediatra espera ser apenas a semente de uma árvore com muitos frutos e, para isto, incentiva que outras pessoas também se tornem voluntárias. “Não podemos mudar o mundo, mas a contribuição que dermos poderá ajudar as pessoas que precisam, seja com serviço médico ou até com uma palavra de conforto”, conclui.
VOLUNTARIADO
O voluntariado é um dos cinco pilares do Unigente. Para incentivar colaboradores, cooperados e fornecedores da Unimed JP a doarem um pouco do seu tempo para promover mudanças no mundo através de pequenos gestos, o instituto criou o banco de voluntários.