A importância da substituição de sacolas de plástico por outras reutilizáveis foi destaque sexta-feira (2) em uma entrevista no programa “Paraíba Debate”, veiculado pela Rádio Tabajara AM, das 13h às 14h. Durante meia-hora, uma liderança da comunidade São Rafael e uma representante do instituto de responsabilidade social UniGente abordaram o tema e deram orientações à população.
Desde a semana passada, o UniGente se uniu à Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan) e ao Ministério Público Estadual (MPE) na realização da campanha “Preserve a natureza, não use sacola de plástico!”. Durante a entrevista, o coordenadora do instituto, Núbia Gonçalves, comentou a mobilização, falou sobre audiência pública realizada na semana passada na Câmara Municipal de João Pessoa para discutir um projeto de lei que dispõe sobre o assunto e apresentou projetos do UniGente.
Já o líder comunitário da São Rafael aproveitou o espaço na emissora para comentar a importância do UniGente para a comunidade. No momento da entrevista, a rádio comunitária da São Rafael sintonizou o programa, possibilitando que todos ouvissem o programa “Paraíba Debate”.
ALERTA
De acordo com informações da Apan, cerca de 72 mil supermercados no Brasil distribuem 16 bilhões de sacolas plásticas por ano. Este material acaba acumulado nos aterros sanitários, onde 18% do total de lixo é composto por sacolas plásticas.
Para complicar o quarto, as sacolas plásticas demoram centenas de anos para se decompor, causam entupimento de galerias pluviais e contaminam os oceanos, destruindo a fauna marinha.