• Início
  • Notícias
  • Programa agilizará atendimento no PA do Hospital Unimed João Pessoa

Notícias

Programa agilizará atendimento no PA do Hospital Unimed João Pessoa

Publicada em 28/01/2009 às 08h34

A Unimed JP iniciará, no dia 2 de março, um novo modelo de funcionamento na urgência e emergêrcia do Hospital, que irá melhorar a qualidade dos serviços e simplificar os procedimentos. O sistema, intitulado Classificação de Risco, consiste em avaliar, de forma rápida e segura, a prioridade no atendimento das pessoas em situação mais grave.

Para a implantação, uma série de rotinas e procedimentos será modificada. Logo que chegar ao Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP, os pacientes serão avaliados, primeiro, por um profissional de saúde. Após essa avaliação, serão conduzidos a uma área específica, de acordo com o grau do problema.

O Sistema de Classificação de Risco utiliza quatro cores para sinalizar a gravidade do paciente. Ele, após a primeira avaliação realizada por um profissional, receberá uma pulseira na cor vermelha, amarela, verde, ou azul. Em, seguida, será encaminhado para salas identificadas com a mesma cor.

A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte. O paciente que receber a pulseira amarela precisará de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida.

A pulseira verde é inserida no paciente que necessita de observação para definição do diagnóstico e internação. A cor azul é destinada aos casos mais simples, que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como consultórios.

De acordo com o gestor assistencial do Hospital Unimed JP, José Calixto, a Classificação de Risco organizará melhor o fluxo de pacientes que procuram o Hospital, onde será oferecido um atendimento eficiente, acolhedor e humanizado.

Sistema parecido é adotado com sucesso em hospitais de renome do País. Na Cooperativa de João Pessoa, a classificação de risco faz parte do Programa de Humanização e de uma série de ações que estão sendo implementadas no Hospital Unimed JP para obtenção da certificação de Acreditação Hospitalar, que reconhece a implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência aos pacientes e aos usuários dos serviços de saúde

LEIA TAMBÉM:

Engajamento dos cooperados é fundamental para o sucesso de projetos

Médicos discutem humanização e classificação de riscos em workshop

Adoção da Acreditação Hospitalar estimula melhora de toda rede de saúde