• Início
  • Notícias
  • Profissionais da saúde refletem sobre atividade utilizando textos da Bíblia

Notícias

Profissionais da saúde refletem sobre atividade utilizando textos da Bíblia

Publicada em 30/01/2012 às 13h

Primeira reunião do ano do Projeto será hoje na Sala de Expansão do Hospital Primeira reunião do ano do Projeto será hoje na Sala de Expansão do Hospital

Há cerca de dois anos, profissionais da saúde se reúnem, uma vez por mês, com o objetivo de refletir sobre temas relacionados ao cotidiano da área- como saúde, morte, doença e qualidade de vida- tomando por base textos da Bíblia.

Essa é a finalidade do Projeto Lucas, que visa tornar a atividade realizada por cada profissional da saúde menos estressante, mais integrada e mais humana, através da troca de experiência possibilitada em cada encontro do grupo.

O projeto conta com a coordenação da neurologista Maria do Desterro Leiros da Costa, da endocrinologista Márcia Brandeburski de Farias e da psicóloga Eliana Zakis. O nome do grupo é uma alusão a Lucas, o médico que escreveu o terceiro, dos quatro Evangelhos do Novo Testamento.

A neurologista Maria do Desterro explica que o grupo de estudos bíblicos interreligiosos foi criado com o objetivo de integrar os profissionais da área de saúde por meio de um sistema de apoio psicológico e espiritual. "Procuramos buscar explicações para situações que vivenciamos no nosso cotidiano, como perdas, angústias, estresse, através da palavra de Deus", enfatiza a médica.

Em cada reunião, há a participação de um profissional de psicologia, com experiência em clínica e de estudiosos sobre os temas discutidos. Durante os encontros, são utilizados textos de diferentes autores cristãos para serem compartilhados e discutidos.

O grupo se reunirá pela primeira vez este ano nesta segunda-feira (30), às 20h, na Sala de Expansão do Hospital Unimed JP, para dar continuidade ao estudo do livro "Tempo para viver" (Hans Bürki. Arteeditorial). Na ocasião, será feita uma recapitulação dos primeiros assuntos do livro para que as pessoas que não participaram das outras reuniões possam iniciar o estudo.

A reunião é gratuita e tem como público-alvo médicos, estudantes de medicina e demais profissionais de saúde. Para participar, não é preciso se inscrever. Basta comparecer ao local hoje à noite.