Integrante do Movimento Nós Podemos Paraíba desde julho de 2009, a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado decidiu ampliar suas ações dentro do Movimento e assumiu o compromisso de dividir a coordenação da iniciativa com o Instituto UniGente. O acordo foi firmado pelo procurador-geral de Justiça Oswaldo Trigueiro Filho e pelo promotor de Justiça e Defesa do Direito do Consumidor, Glauberto Bezerra, durante uma reunião na manhã desta terça-feira.
O encontro, realizado na sede da instituição, contou também com a participação da coordenadora do Instituto UniGente e do Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves; do coordenador da Promoção da Saúde da Unimed JP, Garibaldi Souto; do gestor da Unimed JP, Paulo Galvão; e de dois representantes do Governo do Estado: Arimatéia França e Patrícia Melo.
“A nossa visão sobre os Direitos Humanos é integral, e o Nós Podemos Paraíba vem exatamente trazer a implementação dos DHs integrais, com a busca pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”, declarou Oswaldo Trigueiro. Segundo ele, o compromisso assumido vem reforçar a missão da instituição por uma vida mais igualitária.
Na coordenação, a Procuradoria atuará nos 223 municípios, fiscalizando e propondo ações que fortaleçam as atividades do Nós Podemos Paraíba. Na prática, isso resultará em sensibilização do poder público dos municípios paraibanos e a implantação de projetos sociais, que visem à melhoria na qualidade de vida da população carente do Estado.
“Na verdade, nós já estamos trabalhando em uma primeira ação efetiva, que é um fórum sobre mortalidade materno-infantil. O evento, previsto para abril, ajudará gestores a combater o problema e ainda auxiliará o Estado a atingir o quarto e o quinto ODM", explicou o procurador Oswaldo Trigueiro. Ainda na agenda de ações, está uma reunião nas próximas semanas com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em Brasília, para elaborar, juntamente com o UniGente, um planejamento estratégico para as atividades do Movimento. “Tudo por ações realmente efetivas”, complementou.
FORÇA E CREDIBILIDADE
Para a coordenadora do Nós Podemos Paraíba e do UniGente, Núbia Gonçalves, o reforço da Procuradoria-Geral de Justiça mostra a maturidade e o esforço da instituição pelas causas dos ODM. “Para o Movimento, esse momento é muito especial. É a certeza de que serão implantadas práticas, ações e comprometimento por parte dos gestores e da sociedade civil dos 223 municípios”, enfatizou Núbia.
Garibaldi Muniz, que representou a Unimed JP na reunião, ressaltou a importância da participação da iniciativa pública na elaboração de políticas sociais para o Estado. “É muito importante que a Procuradoria esteja ao lado desse Movimento; dá mais força e credibilidade às ações desenvolvidas. O reforço demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou.
NÓS PODEMOS PARAÍBA
O Nós Podemos Paraíba, formado em julho do ano passado, já conta com mais de 50 adesões. Ele está estruturado através de núcleos espalhados por todo o Estado para dar apoio técnico e logístico aos projetos e ações das organizações regionais e locais. Para isso, entretanto, é muito importante a participação de mais organizações públicas e privadas.
Para fazer parte do Movimento, basta ligar para os números 2106-0711 e 2106-0712 ou enviar e-mail para [email protected].