Foi-se o tempo em que os pais pensavam na higiene bucal dos filhos só depois que eles tinham tamanho suficiente para alcançar a pia do banheiro. A recomendação de dentistas é de iniciar os cuidados com os dentinhos mesmo antes de eles apontarem na gengiva. A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda que a primeira visita ao dentista deve ocorrer antes que o bebê complete um ano.
Os profissionais são unânimes em afirmar que o papel da família é fundamental para que os pequenos adquiram hábitos dentais saudáveis. Além de educar pelo exemplo - ensinar os filhos a escovar os dentes após as refeições e estimular o uso do fio dental -, os pais devem supervisionar os cuidados.
A precaução é importante para que a dentição mantenha-se saudável ao longo da vida. Dentinhos de leite perdidos podem comprometer o desenvolvimento da boca: os dentes permanentes podem demorar a nascer, podem crescer desalinhados e a mordida tende a ficar torta. Isso sem contar no trauma que pode causar nos pequenos.
A Unimed do Brasil elaborou uma cartilha contendo as informações básicas sobre os cuidados necessários com os primeiros dentinhos do bebê. Para visualizar a cartilha, clique aqui.
Com informações do site da Unimed do Brasil.