• Início
  • Notícias
  • Prevenção e tratamento da diarreia aguda serão debatidos em simpósio

Notícias

Prevenção e tratamento da diarreia aguda serão debatidos em simpósio

Publicada em 03/11/2010 às 07h

Quem nunca foi a uma festa ou restaurante e, no dia seguinte, foi “pego” por uma forte dor na barriga e algumas idas ao banheiro, que atire a primeira pedra. Embora extremamente incômodas, as diarreias agudas são ligeiras, resolvendo-se em uma semana ou menos e sem necessidade de recorrer a nenhum medicamento.

“A grande maioria são autolimitadas, resolvendo-se espontaneamente, porém alguns cuidados são importantes durante esse período”, explica a gastroenterologista Simone Trajano, antes de complementar: “é necessário investigar. Se a pessoa tiver iniciado uso de algum medicamento recentemente, essa pode ser a causa!”.

Segundo Simone Trajano, alguns casos mais sintomáticos devem logo procurar assistência médica (desidratação, vômitos, febre elevada, dor abdominal, sonolência), entretanto a vasta maioria obterá melhora brevemente. “É imprescindível que se hidrate com abundância. O ideal é intercalar água com soluções de reidratação, que podemos fazê-la em casa (soro caseiro) e também estão disponíveis em postos de saúde e farmácias”, aconselha.

Além da hidratação, também é importante alimentar-se com refeições leves, em períodos regulares, entretanto, durante o período da doença, deve suspender o leite e derivados, alimentos gordurosos, café, álcool, frutas e verduras cruas, chocolate, alimentos integrais. “Dessa maneira, simples e efetivamente, poderemos diminuir os casos de complicações da doença, propiciando uma melhora mais rápida com retorno às atividades habituais”, conclui Simone Trajano.

As recomendações da gastroenterologista foram publicadas na Coluna Unimed Saúde, que circula todos os domingos nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. O artigo também está disponível na íntegra no Portal Unimed JP (clicando aqui), na versão on-line do informativo ou na seção “Consultório Médico”.

URGÊNCIA EM GASTROENTEROLOGIA

Diarreia aguda será um dos temas abordados durante o 1º Simpósio Paraibano de Urgência em Gastroenterologia, que será realizado sexta e sábado (5 e 6) no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), no Centro da Capital.

Realizado pela Liga de Gastroenterologia e Hepatologia da UFPB (LIGHEP) e a Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Paraíba (LAGEP), o evento tem como público-alvo estudantes e médicos.

Durante os dois dias, especialistas renomados discutirão as principais questões científicas, humanitárias, sociais e políticas que envolvem esta especialidade da medicina.

INSCRIÇÕES PARA O SIMPÓSIO

As inscrições para o evento, que conta com o apoio da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da Unimed JP, estão abertas e variam de R$ 40,00 (estudante) a R$ 60,00 (profissionais).

Elas podem ser feitas no anexo do curso de Medicina, em Cabedelo, com os membros da LAGEP (alunos do 7º período), no Hospital Universitário da UFPB e também no consultório da professora Simone Trajano, uma das coordenadoras da LAGEP. O consultório fica na Avenida São Paulo, 1401, Bairro dos Estados.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9104-3036 e 3224-0815.