• Início
  • Notícias
  • Prevenção do câncer de pele deve ocorrer nos 365 dias do ano

Notícias

Prevenção do câncer de pele deve ocorrer nos 365 dias do ano

Publicada em 22/07/2013 às 11h

Prevenção do câncer de pele deve ser feita diariamente com a utilização do filtro solar Prevenção do câncer de pele deve ser feita diariamente com a utilização do filtro solar

No período do verão, as campanhas de prevenção ao câncer de pele se intensificam e os veículos de comunicação tratam o tema com destaque. Mas é errado pensar que os cuidados com a pele nas outras estações do ano devem ser deixados de lado. A ação dos raios ultravioletas é praticamente a mesma.

Existem dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o não melanoma.O melanoma surge como uma pinta escura com bordas irregulares ou quando uma pinta já existente muda de características e pode estar acompanhada de coceira e descamação. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente, tem origem na epiderme e apresenta altos índices de cura, se detectado precocemente.

Segundo especialistas, a prevenção ao câncer de pele deve ser feita 365 dias por ano, principalmente com a utilização diária de filtro solar com fator de proteção igual ou superior a 15. A maioria dos tipos de câncer de pele se desenvolve devido à exposição excessiva ao sol e à consequente exposição à radiação ultravioleta (UVA e UVB). A prevenção mecânica (uso de chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisetas e evitar exposição ao sol entre 10h e 15h), a proteção solar e o autoexame são fundamentais.

O autoexame pode ser realizado em uma análise detalhada da pele em todo o corpo. Se a pessoa notar o surgimento de manchas e/ou sinais novos ou a mudança de manchas e/ou sinais existentes, deve procurar um médico. A prevenção deve começar na infância e continuar na adolescência e na fase adulta, pois o câncer de pele aos 30 ou 40 anos pode ser reflexo de hábitos do passado.

AVALIAÇÃO

A avaliação clínica da pele é fundamental para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:

- Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;

- Uma pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

- Uma mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Com informações da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo