Representantes da Unimed participaram ontem de uma reunião com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, durante sua visita a Campina Grande. Entre eles, Aucélio Melo de Gusmão, presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, e diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed Brasil, que aproveitou a ocasião para convidar Lula para abrir a 39ª Convenção Nacional Unimed, marcada para outubro, em Vitória, Espírito Santo.
Aucélio Gusmão entregou também materiais explicativos sobre o Movimento Nós Podemos Paraíba, cuja finalidade é monitorar e avaliar os empreendimentos paraibanos voltados para a divulgação e promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas que deve ser cumprido até 2015 por 121 países, inclusive o Brasil.
Ainda durante o encontro, o governador do Estado, José Maranhão; o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho; o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego; o deputado federal (PT), Luís Couto; e o deputado estadual (PT), Rodrigo Soares, aprovaram a iniciativa da Unimed JP e confirmaram presença no lançamento do Movimento, que será realizado nesta sexta-feira, no Conselho Regional de Medicina. A iniciativa tem à frente o Instituto UniGente e várias instituições do Estado, e conta com o apoio da primeira-dama Marisa Letícia da Silva.
Aucélio Gusmão afirmou que o encontro foi positivo e serviu para mostrar o esforço da Cooperativa em proporcionar uma vida melhor a pessoas carentes. Segundo ele, as empresas têm uma importante contribuição a dar à sociedade. “E nós temos uma satisfação imensa em ajudar, educar e orientar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade carente”, enfatizou. Ele foi acompanhado pelo diretor da Unimed João Pessoa Corretora, Cláudio Emmanuel; pelo presidente da Unimed CG, Francisco Vieira; pela deputada federal Jô Moraes (PC do B - MG); pela integrante do Conselho Fiscal do UniGente, Tatiana Fragoso; e pela supervisora do UniGente, Núbia Gonçalves.
INICIATIVA
O primeiro passo para a criação do Movimento Nós Podemos Paraíba foi dado pelo Instituto UniGente, em setembro do ano passado, após o 5º Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds, realizado na Capital, quando os banners publicitários do evento foram utilizados para confeccionar bolsas e vendê-las para ajudar as mulheres do projeto “Beira da Linha”, do Centro Dom Helder Câmara, em Bayeux. O trabalho, feito em parceria com o Fórum da Economia Solidária, seguiu o projeto desenvolvido pelo Nós Podemos Paraná, criado em 2006.
Desde então, o Instituto UniGente vem coordenando o planejamento de ações no Estado e buscando parcerias para a criação do Nós Podemos Paraíba. No momento, já aderiram ao Movimento as Unimeds Campina Grande, Patos e Sousa; Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), através do Sesi, Senai e IEL; Ministério Público da Paraíba (MPPB); Empresa de Correios e Telégrafos (ECT); Sistema Correio de Comunicação; Coep-PB; Sebrae-PB; Caixa Econômica Federal (CEF); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Banco do Brasil (BB); Uniodonto; Faculdade Maurício de Nassau; e Unimed João Pessoa Corretora de Seguros.
ESTRUTURA
A estrutura do Nós Podemos Paraíba conta com núcleos espalhados por todo o Estado. Eles darão apoio técnico e logístico aos projetos e ações das organizações regionais e locais. Para isso, é importante a participação de mais organizações públicas e privadas no Movimento. Não há custos para a adesão. “[Para participar da iniciativa] Basta apenas vontade de ajudar o próximo e de mudar a realidade de milhares de paraibanos e assinar um termo de compromisso”, afirmou o presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão.
As empresas que desejaram obter mais informações sobre o Movimento Nós Podemos Paraíba devem ligar para o UniGente (2106-0711 e 2106-0712) ou enviar e-mail para [email protected].