“Para erradicar a forme é preciso muito mais que promover a simples distribuição de alimentos”. A declaração é de Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi. Ele defende que é necessário levar conhecimentos à população, por meio de ações educativas permanentes, para que possa produzir, processar, consumir e conservar os produtos da melhor forma possível.
“Resultados melhores no combate à fome serão obtidos com ações de sustentação, orientadas para o desenvolvimento humano, visando à disseminação de conhecimentos que assegurem a autonomia e auto-gestão aos indivíduos e a comunidade”, afirmou Meneguelli.
Em outras palavras, o segredo é aprender a desperdiçar o mínimo e aproveitar ao máximo as qualidades nutricionais dos alimentos. E é isso a que se propõe o programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, que será realizado de 28 a 31 de maio em João Pessoa numa parceria entre o Sesi e o UniGente, o instituto de responsabilidade social da Unimed JP.
INSCRIÇÕES PARA O COZINHA BRASIL
O programa Cozinha Brasil conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ele é destinado a qualquer pessoa da comunidade, com idade a partir de 18 anos, que tenha interesse em aprender a aproveitar melhor os alimentos e mudar os hábitos de vida de toda a família.
O UniGente informa que estão sendo disponibilizadas 145 vagas. Destas, 120 são para um curso de Educação Alimentar; as outras 25 têm a finalidade de formar multiplicadores do programa. As aulas serão ministradas na unidade móvel do Sesi, que é equipada com uma cozinha pedagógica experimental e ficará instalada ao lado do Hospital Unimed JP.
Para se inscrever, gratuitamente, as pessoas devem entrar em contato com o UniGente, que fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 401, na Torre (mesma rua da sede da Unimed JP e em frente à Unicred JP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2106-0471 ou através do e-mail [email protected].