Nesta sexta-feira (29), o presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo de Gusmão, passará a integrar o grupo de imortais da Academia Paraibana de Medicina (APMED). Ele foi escolhido por unanimidade e tomará posse em uma solenidade realizada às 20 horas no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), no Centro de João Pessoa.
Aucélio Gusmão foi eleito para a cadeira de número 23, antes ocupada pelo acadêmico fundador titular, Jackson Derville Araruna, e cujo patrono é o médico José Janduhy Carneiro. Para a escolha - homologada no dia 2 de junho deste ano, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da APMED -, foram levados em consideração o currículo e o trabalho desenvolvido na anestesiologia, cooperativismo e responsabilidade social.
Como membro da APMED, Aucélio Gusmão participará de reuniões científico-culturais mensais, com professores e médicos convidados, locais ou de outros centros brasileiros. Nestes encontros, serão discutidas formas de contribuir para o desenvolvimento e progresso da medicina, incentivar o aprimoramento da cultura médica, do exercício profissional e do ensino médico, além de buscar a solução de problemas relacionados à área da saúde.
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Nascido em Alagoa Grande e formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Aucélio Gusmão atua há quase 40 anos como anestesiologista. Além da Unimed JP, ele preside o Instituto de Responsabilidade Social UniGente e a Unimed Federação Paraíba. Também é diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil.
Sempre empenhado em atividades relacionadas à medicina, Aucélio Gusmão é um dos fundadores da Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado da Paraíba (Coopanest-PB). O currículo inclui, ainda, dedicação durante dez anos à Previdência Social, mais dez ao trabalho como anestesiologista do antigo Pronto-Socorro Municipal de João Pessoa e à chefia da equipe de anestesiologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB. Também é sócio-benemérito da Associação Médica da Paraíba (AMPB).
Com vasta experiência em palestras sobre cooperativismo, marketing e mercado, Aucélio Gusmão é colunista do Jornal da Paraíba e de diversos portais. Ele tem dois livros publicados - “O tempo e a vida” e “Leituras do meu tempo” –, que reúnem coletâneas dos artigos publicados na imprensa.
Como reconhecimento, Aucélio Gusmão detém o título de Cidadão Pessoense, de Cidadão Cabedelense e de Cidadão Cajazeirense. Também já recebeu homenagens da Assembleia Legislativa da Paraíba (medalha Epitácio Pessoa), Câmara Municipal de João Pessoa (medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena) e Câmara Municipal de Alagoa Grande (comenda Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo).
HISTÓRICO DA APMED
A Academia Paraibana de Medicina foi fundada no dia 19 de dezembro de 1980. A entidade conta com 40 cadeiras, ocupadas por patronos escolhidos entre professores de medicina e médicos paraibanos que se destacam na profissão. Atualmente, ela é presidida pelo médico Antônio Carneiro Arnaud.
A admissão de um novo acadêmico ocorre somente em decorrência do falecimento de um dos ocupantes das cadeiras. Quando isso acontece, o presidente da APMED declara, no prazo de sete dias, a vacância da respectiva cadeira e, até trinta dias após esta data, publica edital no Diário Oficial do Estado da Paraíba para preenchimento da vaga. Os candidatos são submetidos ao parecer do Conselho Científico Cultural Permanente (CCCP), após análise do currículo.