O presidente da Unimed João Pessoa e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, receberá nesta terça-feira (22) o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã 2009, destaque Nordeste. A solenidade ocorrerá às 19h30, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, na Capital, e contará com a presença do presidente da Unimed Brasil, Eudes de Freitas Aquino, entre outras autoridades nacionais.
Promovido pela rede de mobilização social Coep, o Prêmio Betinho chega este ano à segunda edição. Ele tem a finalidade de reconhecer as pessoas que se destacam na realização de projetos sociais em todo o País. Os vencedores são escolhidos através de votação pela internet. O Coep indica três pessoas em vários municípios brasileiros e a população decide quem merece ganhar o prêmio. A votação deste ano ocorreu em outubro.
Aucélio Gusmão, que também é diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed Brasil e secretário-geral do Movimento Nós Podemos Paraíba, concorreu ao prêmio com outras duas personalidades paraibanas, indicadas pelo trabalho social desenvolvido no Estado: o desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho, que é diretor do Hospital Beneficente Padre Zé, e a professora Zilda Cabral de Vasconcelos, mobilizadora social responsável por vários movimentos educacionais em defesa da qualidade do ensino público e privado. Aucélio Gusmão recebeu o maior número de votos na Paraíba e na Região Nordeste.
AUTORIDADES
Além do Eudes Aquino, estarão presentes à cerimônia de entrega do Prêmio Betinho o secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano; a coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Capacidades do Pnud/ONU, Gianna Sagazio; a oficial de Avaliação e Monitoramento do Pnud/ONU, Ana Rosa Soares; e a coordenadora do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Udenal.
Nesta segunda-feira, eles visitaram a Unimed JP para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo instituto de responsabilidade social UniGente, motivos que fizeram Aucélio Gusmão conquistar o primeiro lugar do Prêmio Betinho na Paraíba.
O nadador paraibano Kaio Márcio, que é o embaixador dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Brasil, também estará na solenidade de entrega do prêmio. Os ODM são oito metas estabelecidas em uma reunião da ONU e que devem ser alcançadas até 2015 para acabar com a fome e melhorar a qualidade de vida da população em todo o mundo.
SOLIDARIEDADE
Um pássaro obstinado que teimou em voar repetidas vezes entre o lago e a floresta em chamas, com uma pequena gota de água no bico para apagar o fogo, mesmo sendo tão pequeno para o tamanho das chamas. Ao criar o Instituto UniGente, em 2005, o presidente Aucélio Gusmão comprovou que sabe muito bem o significado de cada palavra dessa metáfora tão difundida pelo sociólogo Herbert de Sousa, que dá nome ao prêmio.
Um exemplo disso são os quase 20 projetos e atividades desenvolvidos pelo UniGente, com foco na ocupação e geração de renda, saúde e cidadania, educação e cultura, preservação ambiental e voluntariado. Alguns são iniciativas exclusivas do instituto; outros são desenvolvidos através de parcerias. Direta ou indiretamente, eles beneficiam mais de 40 mil pessoas.
Neste final de ano, por exemplo, a Cooperativa ajudará a melhorar o fim de ano de cerca de 60 comunidades do Estado com a Campanha Natal pela Vida, realizada em parceria com o Coep e com o Sistema Correio de Comunicação. A meta geral da campanha é arrecadar 350 toneladas de alimentos. Destas, 100, no mínimo, serão arrecadadas pela Cooperativa.
Mas não para por aí. Como secretário-geral do Movimento Nós Podemos Paraíba, Aucélio Gusmão vem coordenando ações em todo o Estado visando ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Suas iniciativas representam não só um acúmulo de história e experiência de mobilização das organizações e das instituições no combate à fome e pela vida, como um espírito inquietante pela melhoria do País.