O presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo de Gusmão, é o mais novo integrante da Academia Paraibana de Medicina (APMED). A cerimônia de posse foi realizada sexta-feira (29) à noite no auditório Professor Antônio Dias dos Santos, do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), no Centro de João Pessoa. Aucélio Gusmão ocupa a cadeira de número 23.
A solenidade, que teve início por volta das 20h30, reuniu familiares, amigos, médicos e diversas autoridades. A mesa de abertura foi composta por nove autoridades: o presidente da APMED, Antônio Carneiro Arnaud; a filha do patrono José Janduhy Carneiro, jornalista Sônia Carneiro; a esposa do acadêmico fundador titular Jackson Derville Araruna, Maria Luiz Ramalho Araruna; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba, João Gonçalves de Medeiros Filho ; o presidente da Associação Médica da Paraíba, Fábio Rocha; o presidente da Unicred JP, Romildo Coelho Montenegro; o presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias; o diretor de Intercâmbio da Unimed do Brasil, Valdmário Rodrigues Júnior; e o presidente da Unimed Santos, Raimundo Viana de Macedo, que representou a Federação das Unimeds de São Paulo e a Seguros Unimed nacional.
Logo após a execução do Hino Nacional, Aucélio Gusmão foi conduzido ao local da cerimônia por uma comissão composta por três membros da APMED - Clóvis Beltrão, Joaquim Monteiro e Manoel Jaime Xavier. Em seguida, proferiu o discurso de posse, em que fez um elogio ao patrono da cadeira ocupada por ele, o médico José Janduhy Carneiro, e ao antecessor, Jackson Derville Araruna.
“Assumo a cadeira de número 23, que teve como último e único ocupante Jackson, amigo com quem tive oportunidade de trabalhar como anestesista de muitas de suas cirurgias. Além disso, essa cadeira tem como patrono o dr. José Janduhy Carneiro, homem virtuoso que tinha o espírito comprometido com o bem comum. Por tudo isso, essa atribuição muito me honra e me confere responsabilidade”, enfatizou.
Aucélio Gusmão afirmou que ingressa na Academia Paraibana de Medicina com vontade de aprender, trazendo um pouco de ousadia, confiança, segurança e convicção. Ao final do discurso, o anestesiologista homenageou o pai, Morise de Miranda Gusmão, já falecido. “Eu sou eu, desfalcado do que perdi e que não existe reposição”, finalizou.
HOMENAGENS E MEMÓRIAS
A esposa de Aucélio Gusmão, Vilma Moreno de Gusmão, foi responsável por entregar o pelerine e o colar acadêmico, distintivos da academia. “Sei o quanto é significativo para Aucélio o reconhecimento profissional da classe médica e do seu trabalho como administrador. Asseguro que ele cumprirá com suas atribuições na academia com responsabilidade e amor, características dele inseridas em tudo que faz”, afirmou.
Aucélio Gusmão fez o juramento, em que prometeu honrar a academia. Em seguida, recebeu o diploma de posse. O médico Ricardo Antônio Rosado Maia fez uma saudação de boas-vindas. “Sinto-me honrado em fazer essa saudação. Aucélio é meu colega de turma, que se destacava por ser um dos mais aplicados e pelo seu espírito brincalhão”, afirmou.
Ricardo Rosado Maia contou um pouco da trajetória da família Gusmão, que veio do interior da Paraíba, da cidade de Alagoa Grande. “O pai de Aucélio, Morise Gusmão, se desfez de um cartório na cidade de Alagoa Grande para aqui, na Capital, se estabelecer como o objetivo de educar os filhos”, disse.
No decorrer do discurso, Ricardo Antônio Rosado Maia afirmou que, junto com Aucélio Melo de Gusmão, foi “contaminado” pelos ideais cooperativistas de Alberto Urquiza Wanderley, fundador da Unimed JP. “Esses ideais contaminam Aucélio Gusmão até hoje”, declarou.
O acadêmico Ivan Lins Modesto fez a leitura do termo de posse, em que relatou todos os passos realizados durante a cerimônia para ingresso de Aucélio Gusmão. Para finalizar a solenidade, o presidente da Academia Paraibana de Medicina, Antônio Carneiro Arnaud, afirmou que Aucélio Melo de Gusmão vai contribuir muito para o êxito da jornada de trabalho da APMED.
“Aucélio é um médico conceituado em nossa classe, profissional altamente competente, além disso, um ótimo administrador, que vem fazendo um trabalho merecedor de todos os aplausos na Unimed João Pessoa, em que é diretor. Sem dúvidas, a academia vai se fortalecer com esse nome cheio de predicados, que junto com os outros membros, vai dar mais prestígio à nossa instituição”, afirmou Carneiro Arnaud.
RECONHECIMENTO
Por dedicar quase 40 anos de sua vida à medicina e ao cooperativismo, Aucélio Melo de Gusmão foi eleito por unanimidade para Academia Paraibana de Medicina. A homologação ocorreu no dia 2 de junho deste ano, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), quando foi colocado em votação parecer do Conselho Científico e Cultural Permanente (CCCP) sobre a escolha.
Como membro da APMED, ele participará de reuniões científico-culturais mensais, com professores e médicos convidados, locais ou de outros centros brasileiros. Nestes encontros, serão discutidas formas de contribuir para o desenvolvimento e progresso da medicina, incentivar o aprimoramento da cultura médica, do exercício profissional e do ensino médico, além de buscar a solução de problemas relacionados à área da saúde.
TRAJETÓRIA
Aucélio Melo de Gusmão nasceu em Alagoa Grande. Ele se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atua há quase 40 anos como anestesiologista.
A trajetória profissional inclui dedicação durante dez anos à Previdência Social, mais dez ao trabalho como anestesiologista do antigo Pronto-Socorro Municipal de João Pessoa e à chefia da equipe de anestesiologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB. Também é sócio-benemérito da Associação Médica da Paraíba (AMPB).
Paralelamente à medicina, Aucélio Gusmão sempre se destacou como incentivador da prática cooperativista na Paraíba e no País. Ele é um dos fundadores da Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado da Paraíba (Coopanest-PB). Além da Unimed JP, preside a Unimed Federação Paraíba e o Instituto de Responsabilidade Social UniGente. É, também, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil.
Aucélio Gusmão tem dois livros publicados: “O Tempo e a Vida” (2007) e “Leituras do meu Tempo” (2010). As obras reúnem artigos que ele publica no Jornal da Paraíba e em diversos sites.
Como reconhecimento por todo o trabalho realizado, o médico detém o título de Cidadão Pessoense, de Cidadão Cabedelense e de Cidadão Cajazeirense. Também recebeu homenagens da Assembleia Legislativa da Paraíba (medalha Epitácio Pessoa), Câmara Municipal de João Pessoa (medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena) e Câmara Municipal de Alagoa Grande (comenda Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo).