Mais uma iniciativa foi lançada pelo Movimento Nós Podemos Paraíba para ajudar o Estado a alcançar os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), as metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para diminuir as desigualdades sociais no mundo.
Com o propósito de integrar organizações sociais, empresas, poder público e voluntários em todo o território paraibano em prol das metas do milênio, o Movimento está promovendo a segunda edição do Prêmio Paraíba Abraça ODM.
O lançamento do prêmio ocorreu na manhã desta sexta-feira (3), no auditório da Procuradoria Geral da Justiça, no Centro da Capital, e reuniu autoridades nacionais e locais, sociedade civil, representantes de empresas públicas e privadas, de organizações não-governamentais (Ongs) e líderes religiosos. (Clique aqui para ver as fotos)
A abertura do evento teve a participação da cantora Renata Arruda, que é embaixadora dos ODM na Paraíba. Junto com o Coral Jovem UniGente, formado por pessoas carentes das comunidades Padre Hildon e São Rafael, cantaram o Hino Nacional Brasileiro e a música “É ouro pra mim”.
Na ocasião, a Secretária de Planejamento do Município de João Pessoa, Estelizabel Bezerra de Souza, fez o lançamento do Movimento Nós Podemos João Pessoa, uma organização de âmbito municipal, que visa congregar os organismos públicos locais, empresas privadas, entidades não-governamentais e pessoas físicas voluntárias para atuarem de forma compartilhada pelos mesmos interesses e objetivos, exercendo cooperação e realizando esforços comuns. “Alguns desafios só são possíveis de serem superados por meio da união de forças do poder público com a iniciativa privada e, principalmente, com a sociedade civil”, enfatizou.
Na mesma solenidade houve o lançamento do livro “Família como armadilha: A busca de fissuras no cotidiano das mulheres nos Cariris Paraibanos”, de autoria de Loreley Garcia, Eduardo Soares Souza, Silvana de Souza Nascimento, Josilene Ribeiro de Oliveira, Lorena Lúcia Monteiro, Edilon Mendes Nunes.
Para o Secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, Aucélio Melo de Gusmão, a importância do Prêmio Paraíba Abraça ODM, se dá, principalmente, tendo em vista dois aspectos. “É importante porque reconhecendo as práticas pró-ativas para o alcance dos ODM poderá motivar outras pessoas para trabalharem pelos Objetivos do Milênio. O segundo aspecto é o da sensibilização. Através da divulgação desses trabalhos é possível unir pessoas de boa vontade, que conseguem enxergar a dificuldade do outro para ajudar a superar as desigualdades”, disse.
O Secretário Nacional da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano de Oliveira, afirmou que cumprir com os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é conseguir tirar da extrema pobreza milhões de brasileiros.
A coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves, fez um chamamento para que cada representante de instituição presente no evento se transforme em um portador dos ODM para que o Movimento consiga atingir os 223 municípios paraibanos.
MESA DE ABERTURA
Compuseram a mesa de abertura do evento, o Secretário Nacional da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano de Oliveira; o Secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, que também é presidente da Unimed JP e Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão; a coordenadora do Movimento e do UniGente, Núbia Gonçalves; o Procurador Geral de Justiça do Estado da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho; a Secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Aparecida Ramos; representando a Assembléia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual, Janduhy Carneiro; a Secretária de Planejamento do Município de João Pessoa, Estelizabel Bezerra de Souza; desembargador Frederico Coutinho; coordenadora do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Maria Aparecida Udenal; representando a Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Ubiratan Pereira de Oliveira; procurador de Justiça, José Raimundo de Lima; presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, promotor Amadeus Lopes; a Diretora Executiva do Sistema Correio, Beatriz Ribeiro;a Secretária da Mulher e Diversidade Humana do Estado da Paraíba, Iraê Lucena.
FINALIDADE DO PRÊMIO
O Prêmio Paraíba Abraça ODM tem como finalidade incentivar práticas que contribuam para o alcance dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Estado da Paraíba (ODM). As metas foram definidas durante uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, e devem ser cumpridas por 191 países, incluindo o Brasil, até 2015. Ele é promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que conta com 79 instituições parceiras. Lançado em 2009, o Movimento foi criado com o objetivo de integrar organizações sociais, empresas e o poder público, em ações em prol do alcance das Metas do Milênio em todo o território paraibano.
A premiação reconhecerá municípios, empresas, organizações não governamentais e voluntários (pessoa física) que realizam projetos e ações sociais que contribuam para um mundo melhor.
Nesta edição, a novidade é a criação de uma categoria que premiará e divulgará os projetos desenvolvidos por pessoas físicas voluntárias.
As demais categorias disponíveis no primeiro prêmio, em 2007, continuarão concorrendo nesta segunda edição. Serão premiados os projetos desenvolvidos pelos governos municipais; empresas e instituições de ensino públicas e privadas; e organizações do terceiro setor.
INSCRIÇÕES
As inscrições dos projetos que deverão concorrer à segunda edição do Prêmio Paraíba Abraça ODM poderão ser feitas a partir do dia 5 de junho, através do portal do Movimento na internet (www.nospodemosparaiba.org.br); ou pessoalmente na sede do Instituto UniGente, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 401, Torre. Quem preferir pode encaminhar o projeto pelos Correios para o endereço do Instituto.
A premiação ocorrerá durante a realização do Seminário do Prêmio ODM Brasil, que será realizado em agosto na capital paraibana. O projeto vencedor de cada categoria receberá um Certificado de Reconhecimento Público, que comprovará a sua atuação em prol dos ODM, bem como material para divulgação de suas experiências na imprensa.
A divulgação será realizada pelo Sistema Correio de Comunicação e nos veículos de comunicação pertencentes ao Governo do Estado: Jornal A União e Rádio Tabajara – entidades parceiras do Movimento Nós Podemos Paraíba -, nos Portais do Instituto UniGente, da Unimed JP e do Movimento Nós Podemos Paraíba.
MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARAÍBA
O Movimento Nós Podemos Paraíba foi criado a partir de uma iniciativa de representantes de diversos setores da sociedade civil - empresas, sindicatos, governos, associações de classe e entidades do terceiro setor. O Movimento acredita que só o espírito solidário, independente da sua origem, pode contribuir para alcançarmos um novo patamar de desenvolvimento humano no Brasil.
Para isso, o Nós Podemos Paraíba tem articulado e promovido o debate sempre voltado aos ODM, fomentando uma rede comprometida com o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado. A meta é fortalecer e organizar as ações desenvolvidas na Paraíba voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, identificando-as, divulgando e fazendo avaliação de seus resultados.
METAS DO MILÊNIO
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são as oito metas, estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser seguidas por 191 países, inclusive pelo Brasil, para a diminuição das desigualdades sociais no mundo. As metas devem ser alcançadas até 2015. Confira, abaixo, quais são:
Oito ODM
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Universalizar a educação básica de qualidade
3. Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
7. Priorizar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente
8. Estabelecer uma parceria mundial pelo desenvolvimento.