• Início
  • Notícias
  • Prêmio ODM é entregue a prefeituras e representantes da sociedade civil

Notícias

Prêmio ODM é entregue a prefeituras e representantes da sociedade civil

Publicada em 25/03/2010 às 07h08

Coral Jovem UniGente cantou para cerca de mil pessoas no Prêmio ODM Brasil Coral Jovem UniGente cantou para cerca de mil pessoas no Prêmio ODM Brasil

Melhorar a qualidade de vida da população carente. O que parecia ser objetivo transformou-se em missão para 20 instituições e prefeituras municipais de todo o país, que, além de ajudar ao próximo, estão contribuindo para o país alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Todo esse esforço rendeu aos representantes dessas iniciativas a vitória na terceira edição do Prêmio ODM Brasil, cujo troféu foi entregue nesta quarta-feira (24), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

O evento, que teve transmissão em tempo real pelo Portal ODM, foi iniciado às 19h30, com a apresentação de um vídeo institucional sobre o Prêmio que, só este ano, teve mais de 1,4 mil inscrições. Compuseram a mesa o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Eduardo Gutierrez; o secretário Executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo da Rocha Loures; o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci; e a representante do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Unicef), Marrie Pierre.

Em seguida, os jovens do Coral UniGente emocionaram as cerca de mil pessoas presentes, cantando as músicas “Se bastasse uma canção”, de autoria de Eros Ramazzotti; e “O sal da terra”, de Beto Guedes. O ministro Luiz Dulci  destacou a apresentação. "A Marrie Pierre estava emocionada com a apresentação destas crianças que cantam tão bem", declarou, fazendo referência à representante do Unicef.

Veja fotos.

Durante a programação, houve, ainda, o lançamento do 4º Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio e a assinatura do Memorando de Entendimento por parte de várias instituições do Brasil, que, a partir de agora, assumirão o compromisso de contribuir para o cumprimento das metas do Milênio, da ONU.

A solenidade foi encerrada com a entrega dos troféus aos 20 vencedores do Prêmio ODM Brasil, sendo 9 deles entregues a sociedades civis e 11, a prefeituras municipais. “Eu queria dizer para vocês que estou muito feliz em estar participando dessa terceira edição do Prêmio. Não é fácil convencer as pessoas a serem solidárias”, afirmou o presidente Lula.

AMOR AO PRÓXIMO

“Acho que o mundo nunca assistiu a um momento de tanta articulação quanto está vendo agora. Estamos obtendo um resultado muito expressivo, em que celebramos o que país tem de melhor: amor e fraternidade”, declarou Rodrigo Loures, durante a entrega dos troféus.

Para Eduardo Gutierrez, representante residente do PNUD no Brasil, o que acontece no país é uma realidade que deve servir como exemplo de dedicação. “Em vez de olhar para o futuro, os brasileiros conseguem enxergar o que podem colocar em prática para proporcionar melhorias no amanhã”, disse. E complementou: “obrigado pela oportunidade de trabalhar neste país, mais uma vez, que tanto me orgulha”.

“O Prêmio ODM Brasil tem como finalidade principal mostrar que é possível fazer muito com uma pequena doação de tempo. Essas iniciativas devem servir de exemplo para que outras instituições possam colocar idéias em prática”, enfatizou o Ministro-Chefe da Presidência da República, Luiz Dulci.

Assim como ele, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, também acredita os resultados só podem ser alcançados com objetivos claros e, claro, dedicação. “Por tudo isso, parabéns a todos que trabalham para tornar melhor a vida das pessoas carentes deste país”, comentou, antes do presidente Lula concluir: “eu sabia que precisava fazer alguma coisa para o Brasil atingir os ODM e foi com exemplos simples do nosso cotidiano que consegui enxergar que nós já nascemos com esse dom”.

ESCOLHA DOS VENCEDORES

A escolha dos vencedores foi realizada no dia 25 de fevereiro, durante encontro na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. Nesta terceira edição, o Prêmio recebeu 1.477 práticas inscritas, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais.

Os projetos foram avaliados por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; e complementaridade e/ou articulação com outras políticas públicas.

O Prêmio ODM Brasil tem como finalidade incentivar práticas que contribuam para alcançar os oito ODM. As metas foram definidas durante uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, e devem ser cumpridas por 191 países, incluindo o Brasil, até 2015. Ele é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

COMITIVA PARAIBANA

Uma comitiva da Paraíba também participou da cerimônia. Ela foi composta por representantes da Unimed JP, Instituto UniGente, Faculdades Nova Esperança, Maurício de Nassau, Rotay Club, RedeMed, Sebrae-PB, Conselho Regional de Medicina (CRM), Instituto Alpargatas e Ativa Web, além de representantes do Governo da Paraíba e das prefeituras de Maçaranduba e Cacimba de Dentro.