• Início
  • Notícias
  • Prêmio Mulher-Cidadã Anayde Beiriz reconhece trabalhos do UniGente

Notícias

Prêmio Mulher-Cidadã Anayde Beiriz reconhece trabalhos do UniGente

Publicada em 22/02/2008 às 15h45

Pelos projetos desenvolvidos à frente do Instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP, Unigente, a coordenadora da instituição, Núbia Gonçalves receberá o Prêmio Mulher-Cidadã Anayde Beiriz 2008. A homenagem será realizada no dia 6 de março, a partir das 15h, no plenário da Assembléia Legislativa, em Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

“O mérito principal não deve residir na minha pessoa, mas no compartilhamento de todos os que participaram direta e indiretamente para que as ações idealizadas se concretizassem e ganhassem resultados positivos”, comentou Núbia.

Para ela, a maior recompensa é o amadurecimento dos jovens que estavam sob ameaça social. “É maravilhoso vê-los sendo aceitos plenamente em todas as áreas onde dedicam seu trabalho e representado a Paraíba em conferências nacionais”, complementou a homenageada.

Além de Núbia, a cantora e compositora Cátia de França, e a sindicalista Maria das Neves Moura do Nascimento (dona Lia), da fetag também serão homenageadas. De acordo com a deputada Iraê Lucena – presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades – foram escolhidas representantes das áreas artística, sindical e do voluntariado, após análise curricular.

Instituído em 2002, através de Projeto de Resolução do prefeito Ricardo Coutinho, deputado Estadual na época, o prêmio Diploma Mulher-Cidadã Anayde Beiriz, têm como objetivo agraciar, anualmente, 03 (três) personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Estado da Paraíba.

MULHERES E VOLUNTARIADO

Desde o início da história do voluntariado brasileiro, as mulheres estão à frente. Iniciado após a Revolução Industrial, com o objetivo de amenizar as desigualdades sociais, os trabalhos voluntários foram iniciativas das mulheres, com a ajuda da Igreja Católica.

Hoje, em pleno século XXI, as ações voluntárias buscam, além de ajudar, promover uma mudança de atitude e de ética. E, mais uma vez, as mulheres estão na frente. Mesmo acumulando serviços domésticos, trabalhos em empresa e relacionamentos pessoais, elas acham tempo para ajudar as pessoas e transformar realidades.

Segundo a homenageada Núbia Gonçalves, “as mulheres têm mais sensibilidade de agregar e disciplinar às questões sociais, pela sua capacidade profissional e pelo seu senso de amor e responsabilidade materna”.

Núbia iniciou seus trabalhos voluntários aos 15 anos, quando alfabetizou filhos de pescadores, na Escola Municipal Frei Albinno, no bairro do Bessa, por 2 anos. “Significou um despertar, que sempre podemos fazer algo por alguém a qualquer tempo, e que os resultados são gratificantes”, confessou.

À frente do Instituto UniGente, a coordenadora, juntamente com 105 voluntários, desenvolve cerca de 10 projetos, como o Pró-rampa, que oferece a garantia de acesso aos portadores de necessidades especiais, e o Projeto Mosaico, que proporcionam geração de renda, controle de fatores de risco e promoção da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social.

As atividades desenvolvidas pelo Instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP são baseadas nos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, firmados pelos países membros das Nações Unidas.

VOLUNTARIADO

O Instituto também mantém um grupo de voluntariado: o “Gente que Faz”, que é aberto ao público em geral. O grupo desenvolve trabalhos em diversas áreas, como preservação do meio ambiente, ajuda a comunidades carentes, promoção da saúde, geração de emprego e renda, entre outros.

Para participar do grupo, basta entrar em contato com o Instituto UniGente pelo telefone 2106-0712 ou pelo e-mail [email protected].