A Unimed JP pede a colaboração das secretárias e recepcionistas da rede credenciada para que os formulários do padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar sejam preenchidos corretamente. Quando ocorrem erros, o cliente tem que retornar ao consultório médico para que eles sejam corrigidos, o que acaba causando insatisfações.
Qualquer dúvida sobre o preenchimento dos novos formulários, que passaram a ser utilizados a partir de 31 de maio deste ano por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), podem ser esclarecidas no Departamento de Atendimento ao Cooperado.
Além disso, o assunto está sendo abordado com destaque na edição de 2007 do Workshop das Secretárias e Atendentes da rede credenciada. O primeiro encontro deste ano ocorreu no dia 21 deste mês, mas até o final do ano estão previstos mais cinco. O próximo será no dia 18 deste mês.
Para participar, basta entrar em contato com a Coordenação de Capacitação Funcional da Unimed JP e se inscrever. O telefone é 2106-0205.
MUDANÇAS
Com a implantação do padrão TISS, todos os formulários utilizados pela Unimed JP para se comunicar com cooperados, clínicas, laboratórios e clientes mudaram. Foram modificadas, por exemplo, a Boleta de Consulta, a Guia de Internação Hospitalar (GIH), a Guia de Serviço (GS), o documento de Troca por Equipe (TI), entre outros.
Por conta disso, a Cooperativa não aceita as guias antigas. A Resolução Normativa nº 114 da ANS prevê uma multa diária de até R$ 5 mil para a operadora ou para o prestador que não utilizar o padrão TISS.