Manchas. Assaduras. Asperez. Sensibilidade. Nossa pele está propensa a uma infinidade de reações. Se você leva uma vida adepta à prática de atividades físicas conheça alguns cuidados específicos com a pele para evitar desconfortos.
Dicas:
Confira algumas dicas de cuidados com a pele:
- Lave o rosto com sabonete neutro, aplique um hidratante e, posteriormente, protetor solar com alto Fator de Proteção Solar e proteção UVA.
- A proteção vale também para as orelhas, os lábios e, no caso das pessoas calvas, o couro cabeludo.
- Evite os protetores em gel, pois com o suor eles saem facilmente.
- Use boné e óculos de sol para garantir proteção extra.
- Para evitar a desidratação do organismo e da pele, ingira líquidos antes da atividade física.
- Após a atividade, lave a pele novamente, utilize um hidratante e passe foto protetor.
Na piscina:
- Praticantes de modalidades como natação e hidroginástica devem estar atentos aos efeitos do cloro na pele.
- Para proteger-se, a solução mais eficiente é a hidratação da pele após tê-la higienizado bem durante o banho.
- Privilegie o uso de cremes que possuam em sua composição lipossomos (para evitar o contato das células com o cloro) e ceramidas (que detêm a água do corpo, agindo como película de proteção).
Importante: Não esfolie a pele ou utilize sabonetes abrasivos antes de entrar na água.
Evitar assaduras:
-Vestimenta apropriada: é comum apareceram assaduras na parte interna da coxa. Recomenda-se utilizar uma calça ou short que fique colado ao corpo, como as de tecido de lycra, ou então uma bermuda de compressão por baixo do short. Para evitar assaduras na região das axilas, deixe a regata de lado e prefira a camiseta.
- Adira à tolha: embora o suor não provoque assaduras, ele pode irritar a pele. Portanto, mantenha-a o mais seca possível, enxugando o suor constantemente. Para isso utilize toalhas, de preferência as de tecido de algodão.
Atenção aos pés:
Cuidado com os pés: principalmente no caso dos praticantes de corrida, é comum que a irritação da pele transforme-se em bolhas. Uma excelente estratégia é aplicar vaselina por todo o pé antes de começar a correr. Outro conselho é evitar treinos longos com calçados novos ou apertados.
Cuidado com bolhas:
- Tire imediatamente o tênis e deixe o pé "respirar", afinal a bolha pode estourar e formar uma ferida com sangue.
- Limpe o ferimento com água, sabão e antisséptico.
- Se possível, use calçados abertos até a ferida secar. Caso contrário, para que o calçado não machuque ainda mais, faça um curativo no local afetado.
- Utilizar sempre meias limpas e secas é essencial.
Importante: Nada de furar a bolha, pois pode causar infecção. Isso apenas deve ser feito por um profissional especializado caso o local já estiver infeccionado.
Com informações da Unimed do Brasil