A prática regular de exercícios físicos traz bastante benefícios para a saúde: previne e ajuda a combater doenças, aumenta a resistência, alivia o estresse, contribui para manter a forma e eleva a auto-estima, entre outros. Apesar disso, o índice de pessoas que começam uma atividade física, desistem e depois de certo tempo voltam a realizá-la é bastante grande.
Esse comportamento pode trazer mais prejuízos do que benefícios para a saúde. Uma pesquisa realizada pela American College of Sports Medicine revelou que essa interrupção pode favorecer o ganho de peso maior do que havia sido perdido enquanto se praticava a atividade.
O “tempo de parada” que favorece o ganho de peso não pôde ser especificado na pesquisa. Mas, os pesquisadores calculam que ele seja de seis meses a um ano, que corresponde ao período de mudança da estação de frio para a de mais calor.
A busca pela atividade apenas nessa época tem uma explicação: muitas pessoas não gostam de se exercitar e por isso põem empecilhos, como alegar falta de tempo, ou simplesmente por não encontrarem uma atividade que lhe agradem e que lhe dêem vontade de realizá-la sempre.
Para evitar as paradas, o ideal é iniciar uma atividade que gosta, e nem sempre ela está limitada a uma academia. O importante é escolher o tipo de exercício físico e buscar a orientação de um profissional de educação física e de um médico para saber se você está apto a realizá-la.
(Com informações da Agência Unimed de Notícias)