A prática excessiva de exercícios físicos pode causar sérios riscos à saúde e ocasionar lesões que podem acompanhar a pessoa a vida toda. Quem quer entrar em forma no verão deve ter cuidado com o excesso e precisa de acompanhamento de um profissional.
Segundo o ortopedista Adriano Leite, as lesões mais comuns que levam os esportistas ao consultório médico, estão localizadas nos ombros, joelhos e coluna vertebral. “Elas têm origem devido à sobrecarga de exercícios, ou a execução deles sem a devida orientação”, enfatizou.
O ortopedista recomenda iniciar a atividade física de forma lenta e progressiva e ir aumentando a intensidade pouco a pouco, evitando os aumentos bruscos e repentinos. “Todos nós temos um limite individualizado e ele deve ser sempre respeitado. Os exercícios que servem para uma pessoa, muitas vezes, não servem para outra”, explica.
Adriano Leite lembra que antes de iniciar qualquer prática esportiva é importante procurar um médico com experiência em trauma do esporte. “Ao primeiro sinal de dor, pare os exercícios; se a dor persistir, mesmo durante o repouso, o médico deve ser procurado e só um especialista fará uma avaliação adequada, preconizando um tratamento específico para cada situação”, afirma.
O médico lista uma série de medidas preventivas, para quem quer iniciar e praticar atividades físicas neste verão. Primeiro, segundo ele, é necessário procurar um médico para uma avaliação inicial de sua condição física. Na escolha de roupa que será usada para praticar o exercício, recomenda- se dar preferência a roupas leves que permitam a transpiração livre.
Antes de iniciar o exercício, é importante sempre fazer um aquecimento e alongamento muscular. “Aos adeptos das corridas, deve procurar usar tênis apropriados e acolchoados, para minimizar os impactos provocados nas articulações”, finaliza.
O ortopedista Adriano Leite escreveu artigo intitulado “Excesso de exercícios para entrar em forma no verão”, na coluna Unimed Saúde, um dos principais meios de comunicação da Unimed João Pessoa. O assunto foi um dos temas discutidos durante o Congresso de Artroscopia e Medicina do Esporte, realizado em Munich, Alemanha, em junho do ano passado.
O material, produzido pela equipe do Departamento de Marketing e Comunicação da Cooperativa, circula nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba sempre aos domingos. O artigo também fica disponível no portal, na seção Consultório Médico. Para conferir, clique aqui.