• Início
  • Notícias
  • Prática e de fácil acesso, a telessaúde cresce e se consolida como modelo assistencial

Notícias

Prática e de fácil acesso, a telessaúde cresce e se consolida como modelo assistencial

Publicada em 16/05/2024 às 12h

O médico Gilvandro Lins e a enfermeira Gláucia Fernandes falaram sobre as vantagens da Telessaúde para os pacientes e equipe assistencial O médico Gilvandro Lins e a enfermeira Gláucia Fernandes falaram sobre as vantagens da Telessaúde para os pacientes e equipe assistencial

Durante a pandemia de covid-19, a teleconsulta, uma das modalidades da telessaúde, foi fundamental para salvar vidas naquele momento em que o distanciamento social era necessário para evitar a disseminação do coronavírus. Os tempos mais difíceis passaram, mas esse modelo se consolidou pela praticidade e facilidade de acesso à assistência, sendo regulamentado definitivamente no Brasil em dezembro de 2022.

As vantagens da telessaúde são abordados no episódio dessa semana do videocast “Sem Contraindicação”, que tem como tema “Por que a telessaúde veio para ficar”. A apresentadora Linda Carvalho conversou com o médico Gilvandro Lins, superintendente de Serviços Próprios não Hospitalares da Unimed João Pessoa; e com a enfermeira Gláucia Tereza Fernandes, gerente da Telessaúde da Unimed JP.

MODALIDADES

Algumas pessoas pensam que a telessaúde se restringe à teleconsulta. Mas, ela vai além: é a utilização de sistemas de informação, comunicação e tecnologias em geral na área da saúde. Pode ser utilizada em diversos setores, seja no setor de diagnóstico, em procedimentos cirúrgicos ou até mesmo na rotina administrativa da área.

Na Unimed João Pessoa, que foi pioneira na disponibilização da teleconsulta durante a pandemia de covid-19, a telessaúde engloba ao todo cinco serviços para os clientes. Além da teleconsulta, tem o Pronto Atendimento Digital, a Telepsicologia, o Telemonitoramento e os Programas de Educação em Saúde.

VANTAGENS

No “Sem Contraindicação”, Gilvandro Lins destacou as diversas vantagens da telessaúde, que consegue transpor barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda a população. É o caso de um médico, por exemplo, que está atendendo em uma localidade distante de grandes centros e que precisa da opinião de um especialista em determinado caso. Por meio da telemedicina, ele consegue acessar, de forma ágil e prática, esse profissional, chegando a um melhor diagnóstico.

A enfermeira Gláucia Tereza comentou que os clientes da Unimed João Pessoa assimilaram bem os serviços, que vêm apresentando crescimento na procura. Durante a conversa com Linda Carvalho ela deu todas as orientações como ter acesso a cada uma das modalidades disponibilizas pela Unimed João Pessoa.

EPISÓDIO COMPLETO

O episódio completo do “Sem Contraindicação” sobre as vantagens da telessaúde está disponível no YouTube e do Spotify. Ele também pode assistido no Portal Unimed João Pessoa, que tem uma seção exclusiva sobre o videocast (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao).

Produzido pela equipe de Comunicação da Unimed JP, o “Sem Contraindicação” aborda assuntos na área da saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de inovações na medicina. Toda quinta-feira, um novo episódio é publicado.