Consumir é necessário, mas para evitar os impactos negativos para a sociedade e meio ambiente no futuro, as pessoas precisam se conscientizar agora. Hoje em dia, a humanidade consome 25% a mais de recursos naturais do que a terra consegue sustentar. E mais: se continuar nesse ritmo, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de alimentos, energia e água.
E você, quer mudar esta situação e não sabe como? Comece praticando o consumo consciente no seu dia a dia. Ele é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de quem quer garantir a sustentabilidade do planeta, ou seja, o equilíbrio entre a natureza e nossas ações.
Uma dica é começar a diminuir o tempo do banho. Fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar deixar lâmpadas acesas em ambientes desocupados e jamais desperdiçar alimentos também são atitudes simples fazem grande diferença para o meio ambiente.
E quem quer ir além, pode conferir mais dicas na cartilha “Consumo Consciente”, elaborada pelo Instituto UniGente.
Clique aqui e acesse o material.
MAIS DICAS
Diminuindo o consumo de água:
Para detectar um vazamento:
Confira o seu relógio de água (hidrômetro)
- Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os banheiros. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há vazamentos na casa.
- Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede de água e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso a torneira sugue a água que está no copo, é sinal de que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.
Faça o alimento durar mais:
- Frutas e legumes podem ser congelados pelo processo de branqueamento: mergulhe os alimentos em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente em uma vasilha de água bem gelada. Depois seque, embale e congele. Dessa forma o alimento fica protegido para ser guardado por mais tempo. Na hora de consumir, prepare normalmente.
Coleta seletiva de lixo:
- Para ser um participante ativo desta empreitada, é preciso saber como separar corretamente o lixo seco do lixo úmido. Isso facilita o trabalho dos catadores de lixo reciclável, que conseguem recolher maior quantidade de material reaproveitado e aumentar a renda com a venda dos resíduos.
- O lixo úmido (ou orgânico) é composto por restos de alimentos, cascas e ossos, pó de café e de chá, galhos e podas. Separados e reciclados, pode servir de adubo na produção agrícola ou como insumo para gerar energia.
- O lixo seco, por sua vez, é todo o resíduo feito de papel (como caixas longa vida), vidro (potes de maionese), metal (latas de alumínio) e plástico (garrafas PET). Se limpos e separados corretamente, podem gerar emprego, renda e poupar recursos naturais. Com garrafas PET, por exemplo, é possível produzir madeira sintética ou um novo plástico.
(Com informações do Ministério do Meio Ambiente)