• Início
  • Notícias
  • Prática de exercícios físicos regulares requer mudanças no estilo de vida

Notícias

Prática de exercícios físicos regulares requer mudanças no estilo de vida

Publicada em 07/10/2011 às 00h

Alimentar-se corretamente ajuda a manter a saúde e a longevidade Alimentar-se corretamente ajuda a manter a saúde e a longevidade

Apesar da rotina cada vez mais corrida, seja no trabalho, nos estudos ou com os afazeres domésticos, as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de buscar uma melhor qualidade de vida. Mas, para que isso seja possível, a medicina exige a incorporação de hábitos e comportamentos saudáveis no dia a dia, e isso nem sempre é fácil. No entanto, segundo os especialistas, empenhar-se um pouco mais pode render vários benefícios.

Além de aumentar a qualidade de vida e o bem-estar, um estilo de vida benéfico para a saúde ainda pode ajudar a ampliar os anos de vida. De acordo com um estudo realizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), as pessoas têm condições de viver por mais tempo se adotarem um ou mais comportamentos relacionados a um estilo de vida saudável.

Esses comportamentos incluem hábitos saudáveis como não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e limitar o consumo de álcool.

Ainda segundo o CDC, os mais comprometidos com os quatro comportamentos saudáveis eram 63% menos propensas a morrer cedo em comparação com pessoas que não praticavam nenhuma das condutas. O hábito de não fumar forneceu maior proteção a todas as causas de morte examinadas, de acordo com a pesquisa.

  

RESULTADOS

O estudo adotado pelo CDC revelou ainda que as pessoas que adotaram os quatro comportamentos - não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e limitar o consumo de álcool – obteve os seguintes resultados:

- 66% menos propenso a morrer cedo em virtude de câncer;

- 65% menos propenso a morrer precocemente por doenças cardiovasculares;

- 57% menos propenso a morrer cedo por outras causas em comparação com quem não se comprometeu com nenhum dos comportamentos saudáveis.

Fonte: Núcleo de Assessoria de Imprensa com Unimed do Brasil