• Início
  • Notícias
  • Prática de exercícios físicos contribui para melhorar a memória

Notícias

Prática de exercícios físicos contribui para melhorar a memória

Publicada em 08/11/2013 às 07h

O exercício não só é bom para o corpo, é bom para o cérebro também O exercício não só é bom para o corpo, é bom para o cérebro também

O exercício não só é bom para o corpo, é bom para o cérebro também. Dois novos estudos sugerem que o exercício regular pode melhorar significativamente a memória.

Um estudo realizado com dezenas de mulheres, com idades entre 70 e 80, foi publicado no The Journal of Aging Research. As mulheres pesquisadas tinham comprometimento cognitivo leve, que embaralha memória e pensamento.

Ao longo de seis meses, foram supervisionados três grupos de senhoras. Um grupo levantou pesos duas vezes por semana. O segundo grupo caminhou a passos largos e a terceira equipe focada em alongamento e tonificação. Eles descobriram que as mulheres que caminhavam ou levantaram pesos tiveram melhor desempenho em quase todos os testes cognitivos que haviam feito apenas seis meses antes.

As mulheres que caminharam, no entanto, notou-se melhora na memória verbal sobre as que tinham levantado pesos. Isso significa que treinamento de resistência e treinamento de peso pode ter diferentes efeitos fisiológicos no cérebro e melhorar os diferentes tipos de memória, dizem os pesquisadores.

Em outro estudo recente, os cientistas acoplaram pesos nas caudas de ratos e eles tinham que repetidamente subir escadas pequenas para simular o treinamento de resistência. Outros ratos correram sobre rodas para imitar o exercício aeróbico.

Após seis semanas, todos os animais obtiveram melhores resultados em testes de memória.

Os \"ratos de resistência\" demonstraram níveis mais elevados de uma proteína do fator de crescimento, semelhante à insulina do que os ratos corredores fizeram. Esta substância, também promove a divisão celular e de crescimento.

O que significa tudo isso? Continue malhando! Seja você malhando na esteira ou nos halteres, seus músculos, sua barriga e sua memória vão agradecer.

Com informações do site \"Eu me sinto bem\"