Publicada em 06/06/2005 às 09h38
O posto de vacinação do Hospital Unimed JP estará aberto ao público em geral no próximo sábado, 11, Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2006. O atendimento se estenderá das 8h às 17h. O posto funciona no térreo, nas proximidades do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). A vacinação contra a pólio é voltada para as crianças menores de cinco anos.
A campanha, que tem como slogan "Vence mais uma, Brasil", começou nesta segunda (6) pela manhã em todo o país e se estende até sábado. Ela está sendo promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde, além de instituições da área como a Unimed JP. Na Cooperativa, onde a vacinação ocorrerá exclusivamente no sábado, a campanha está sendo coordenada pela Secretaria da Promoção da Saúde.
Doença grave
A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início súbito. A enfermidade pode matar ou deixar seqüelas. Por isso, a prevenção é fundamental. O Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja aplicada mesmo nas crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a imunização, em todo o mundo, previna 550 mil casos de poliomielite a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a enfermidade matava ou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas anualmente.
Erradicação no Brasil
No Brasil, a poliomielite foi erradicada em 1989, conquista atribuída às regulares campanhas de vacinação. Mesmo assim as autoridades da área da saúde não dão trégua à doença. As campanhas de vacinação anuais, em duas etapas, são importantes porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que sua circulação ainda ocorre em cerca de sete nações: Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália. Além dessas áreas, a OMS considera Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão como regiões com alto risco de reintrodução da poliomielite.
Até junho de 2004, haviam sido registrados na Nigéria 257 casos de pólio. A Indonésia, após 10 anos sem nenhum caso declarado, registrou 5 casos sensibilizando o UNICEF a ajudar o país numa campanha de vacinação infantil para conter a epidemia da doença.