As pessoas entre 20 a 39 anos podem se vacinar contra o vírus da rubéola, no Hospital Unimed JP. A vacinação é feita no Posto, que fica no térreo do Hospital, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
A vacinação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola, que será realizada até o dia 12 de setembro. O Dia D, que terá mobilizações em todo o país em prol da vacinação, vai ser realizado no final do mês, 30 de agosto (sábado).
Em todo o país, estima-se que 70 milhões de pessoas de ambos os sexos recebam a vacina durante as cinco semanas de duração da campanha. Segundo o Ministério da Saúde, já que a única forma de prevenir a rubéola é com a vacina.
CONSEQUÊNCIAS
Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.
A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.