Até a manhã desta terça-feira (26), o Posto de Vacinação do Hospital Unimed havia vacinado 564 pessoas, entre homens e mulheres, clientes e não clientes da Unimed JP. O Posto é aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, e a vacina contra rubéola será realizada até o dia 12 de setembro.
A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Eliminação da Rubéola. A meta do Ministério da Saúde é vacinar aproximadamente 70 milhões de homens e mulheres durante cinco semanas.
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse.
A conseqüência mais grave, no entanto, ocorre quando a pessoa infectada é uma grávida. Nesses casos, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).