Nesta quinta-feira (19) foi comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A data foi instituída para lembrar a importância desse gesto simples, mas com poder de salvar vidas. O Posto de Coleta instalado no Hospital Unimed João Pessoa arrecada cerca de 80 litros por mês e abastece hospitais da rede pública e privada.
O leite humano é considerado o mais completo alimento para os recém nascidos. Fortalece das defesas do bebê, combate as infecções e ajuda a prevenir as doenças. Devido à grande quantidade de anticorpos, ele deve ser a única fonte de alimentação nos seis primeiros meses de vida da criança.
AUXÍLIO
Apesar dos inúmeros benefícios, algumas mães não conseguem amamentar os próprios filhos. É que alguns problemas emocionais e físicos podem impedir produção de leite e dificultar a amamentação. As dificuldades são mais intensas nas primeiras semanas.
Para ajudar a resolver esse problema, a Unimed JP criou o Posto de Coleta de Leite Humano. Dotado por uma equipe muldisciplinar, o serviço atende todas as mulheres que precisarem de ajuda, independente, dela ser ou não cliente da Cooperativa.
Ao ser acionada, a equipe vai até o encontro da paciente, mesmo que ela esteja na casa dela. Além de coletar leite, o setor oferece orientações às mães para ajudá-las a superar as dificuldades em amamentar os filhos.
DESTINO DAS DOAÇÕES
As doações são encaminhadas para o Banco de Leite Anita Cabral, localizado em Cruz das Armas. Lá, elas são pasteurizadas e passam por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de serem destinadas aos recém nascidos. Os beneficiados são prematuros que ficam internados em unidades de terapia intensiva.
Além de manter um posto de coleta, a Cooperativa também participa das ações do Banco de Leite através do Instituto de Responsabilidade Social UniGente.
Entre outras ações, o UniGente fornece material educativo, como folder, panfletos, banners e camisetas nas campanhas de conscientização sobre a importância da amamentação. Palestras nas comunidades e orientações sobre o assunto também são promovidas pelo Instituto, através da Coordenação de Promoção da Saúde.
Os trabalhos buscam diminuir a mortalidade infantil e melhorar a saúde da gestante. Essas ações estão inseridas nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, firmado pela Organização Mundial de Saúde e que devem ser cumpridos até 2015.