Amamentar não é fácil e a falta de informação faz com que muitas mães desmamem precocemente ou nem iniciem o processo de amamentação. Por isso é importante orientação, que as mães podem obter com o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Unimed JP.
Implantado há cerca de 4 anos, o Posto de Coleta vem obtendo excelentes resultados. Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2008 foram coletados quase 700 litros de leite. Por causa do desempenho, além de ajudar os bebês prematuros e/ou com baixo peso nascidos na maternidade do Hospital, já está sendo possível ajudar recém-nascidos internados em UTIs de outras instituições da Capital.
A doação é feita, principalmente, pelas mães que dão à luz no Hospital Unimed JP, mas mulheres da comunidade também contribuem com este ato de solidariedade. Em seguida, o alimento recolhido é enviado para o Banco de Leite Anita Cabral, ao qual o Posto de Coleta é vinculado, onde passa por um processo de pasteurização. Somente após esta etapa, é que ele segue para consumo das crianças internadas na UTI Neonatal do Hospital Unimed JP.
O Posto conta com dois boxes, cada um com poltrona para a mãe e berço para o bebê. Estes locais dispõem ainda de música ambiente, televisão e material educativo sobre a importância da doação do leite humano. Quando é necessário, após a alta hospitalar, uma equipe realiza visita domiciliar à puérpera para orientá-la na coleta e armazenamento. Esta assistência também é dada às mães da comunidade que decidem fazer a doação.
O PCLH desenvolve atividades de promoção, proteção e apoio, como programas de incentivo e sensibilização sobre a doação de leite materno; presta assistência à gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática do aleitamento; coleta, armazena e repassa o Leite Humano Ordenhado (LHO) para o Banco de Leite Humano (BLH); e estabelece ações que permitam a rastreabilidade do LHO.