“O leite materno é o mais completo alimento para o recém-nascido. Tem anticorpos, nutrientes e deve ser a única fonte de alimentação nos seis primeiros meses de vida da criança”. Toda mãe já ouviu essa orientação inúmeras vezes, mas nem todas tiveram condições de seguir à risca os conselhos.
É que alguns problemas emocionais e físicos podem impedir a produção de leite e dificultar a amamentação. Para ajudar a resolver esse problema, foram criados oito bancos e 13 postos de coleta de leite humano na Paraíba.
Um deles funciona no Hospital Unimed JP e atende mulheres de todo o Estado, independente de estarem internadas ou não no Hospital da Cooperativa. Além de coletar leite, o setor oferece orientações às mães com dificuldades em amamentar os filhos. O serviço funciona durante as 24 horas, de segunda a sexta-feira. A equipe pode ser acionada pelos números: 2106-0939 e 2106-0298.
QUALIDADE E SEGURANÇA
Composto por uma equipe multidisciplinar, o posto de coleta da Unimed consegue arrecadar até 80 litros de leite por mês. A quantidade é suficiente para atender os recém-nascidos do próprio hospital e de várias instituições da rede pública da Paraíba.
As doações são encaminhadas para o Banco de Leite Anita Cabral, localizado em Cruz das Armas. Lá, o material coletado é pasteurizado e passa por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de ser destinado aos recém-nascidos.
De acordo com Socorro Marques, diretora do Banco de Leite Anita Cabral, a instituição coleta cerca de 200 litros de leite e atende 100 bebês ao mês. Os beneficiados são prematuros que ficam internados em unidades de terapia intensiva. “Recebemos uma média de cem doações por mês”, destaca.
Ela ainda enfatiza que a maior parte das doações vem do Hospital Unimed JP. Por conta disso, na opinião dela, o setor já reúne as condições necessárias para se tornar um banco de leite. “Isso se deve à organização, à estrutura e à quantidade de leite arrecadado”, comenta.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Além de manter um posto de coleta, a Cooperativa também participa das ações do Banco de Leite através do
Instituto de Responsabilidade Social UniGente. Socorro Marques informa que o Instituto oferece recursos necessários para a elaboração das campanhas de conscientização. “Ele nos concede material educativo, como folder, panfletos, banners, camisetas e até incentivo financeiro durante as campanhas de conscientização sobre a importância da amamentação”, declara.
Os trabalho do UniGente, da Unimed JP e do Banco Anita Cabral buscam diminuir a mortalidade infantil e melhorar a saúde da gestante. Essas ações estão inseridas nos
Oito Objetivos do Milênio, firmados pela Organização Mundial de Saúde e que devem ser cumpridos até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil.