Doar sangue é doar vida. Trata-se de um exemplo de solidariedade e de amor ao próximo, já que o sangue não é fabricado e não se compra em farmácia. Além disso, a doação não traz nenhum prejuízo ao doador. O volume de sangue doado é reposto em poucas horas, o plasma em 24 horas e os glóbulos vermelhos entre duas e três semanas.
Apesar disso, ainda há resistência em fazer doação. Para incentivar este ato de solidariedade e acabar com alguns mitos, o Hemocentro da Paraíba, único serviço de hemoterapia do Estado, conta com um importante apoio: uma Unidade Móvel que, nesta terça-feira (31), está instalada em frente ao Pronto Atendimento (PA) do Hospital Unimed JP, na Torre. O atendimento começou às 8h e irá até as 16h. A finalidade é incentivar clientes, funcionários e pessoas da vizinhança a fazerem doações.
Clique aqui para ver fotos.
O primeiro a se sensibilizar foi o taxista Ednaldo de Souza Morais Júnior, que trabalha no ponto de táxi que fica em frente ao PA. Ele informou que já é doador há cerca de seis anos e que vinha se programando para fazer uma doação, mas sempre ocorria algum empecilho. Quando viu a Unidade Móvel, não pensou duas vezes.
\"O sentimento de estar ajudando alguém é muito bom. É como diz aquele velho ditado: fazer o bem sem olhar a quem\", comentou Ednaldo. Ele informou que já fez doações para reposição de sangue para parentes que precisavam de transfusão, mas que não maioria das vezes a doação é voluntária.
A representante comercial Luciana Costa Mattoso ia passando em frente ao Hospital e quando viu a Unidade Móvel voltou para fazer a doação. Natural do Rio de Janeiro, ela começou a doar há cerca de dez anos. Há quatro, chegou a João Pessoa e trouxe para cá este ato de ajuda ao próximo. \"Você pode até perder um pouco de tempo, mas vai salvar alguém. A certeza de que estarei fazendo bem a alguém é que me estimula a doar\", declarou.
PARCERIA PELA VIDA
A Unidade Móvel do Hemocentro foi levada para o Hospital Unimed JP através de uma parceria articulada pela Agência Transfusional e pelo Serviço Social da instituição. \"Nosso objetivo é incentivar a doação no intuito de garantir um estoque seguro\", informou a bioquímica Germana Arruda, coordenadora da Agência Transfusional do Hospital. Ela informou que, por mês, a instituição realiza cerca de 400 transfusões.
A Unidade Móvel tem estrutura para atender até dois doadores de cada vez. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, motorista e copeiro.
A assistente social do Hemocentro, Glória de Fátima de Queiroz Chaves, informou que este trabalho em parceria com os hospitais é contínuo. \"Temos buscado parcerias porque para conseguir doadores é preciso de aliados\", declarou. De acordo com ela, o número de doadores tem aumentado, mas ainda não é suficiente para suprir a demanda. A única forma de se alcançar uma situação ideal é através do incentivo a voluntários. \"Precisamos incentivar as pessoas a doarem de forma espontânea, despertando a consciência cidadã. Isso é o que vai garantir a assistência para as redes pública e privada\", disse.
Neste trabalho de conscientização, os profissionais de saúde têm um papel fundamental. Eles podem funcionar como verdadeiros captadores de doadores.
RIGOR NA COLETA
O candidato à doação de sangue passa por um exame médico e só doa se estiver em boas condições de saúde. O material utilizado é descartável, não havendo, portanto, risco de contaminação. Veja abaixo quais são as condições para ser doador, de acordo com folder distribuído pelo Hemocentro da Paraíba:
- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 16 anos de idade precisam de autorização do responsável legal);
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas (no mínimo, seis horas);
- Estar alimentado (após o almoço, é preciso um intervalo de duas horas para doar);
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar grávida ou em período de amamentação (a menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação);
- Respeitar o intervalo entre as doações: dois meses para os homens e três meses para as mulheres.
SERVIÇO
A Agência Transfusional do Hospital Unimed JP funciona no terceiro andar da instituição, na Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira-Rio), 1450, na Torre. O telefone é 2106-0242. Para saber mais, clique aqui.
O Hemocentro da Paraíba fica na Avenida Dom Pedro II, 1119, Torre, João Pessoa. Os telefones são 3218-7698 ou 3218-7690.