Chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção ao glaucoma. Esta foi à meta da Sociedade Paraibana de Oftalmologia (SPO), que na manhã do último sábado (29) promoveu uma ação educativa no Busto de Tamandaré, na Capital. A atividade contou com a parceria da Unimed João Pessoa, através da Coordenação de Promoção da Saúde e beneficiou diretamente cerca de 75 pessoas.
As pessoas que se dirigiram ao local puderam fazer a conferência gratuita de taxas de glicemia e pressão sanguinea e pressão intra-ocular, esta última realizada através de um tomografo de sopro disponibilizado pela Fundação de Olhos da Paraíba. Aqueles que foram detectadas alterações foram encaminhadas pela SPO a um médico assistente ou a clínicas oftalmológicas.
De acordo com o médico oftalmologista e presidente da SPO, George Luiz, o glaucoma é uma doença assintomática que pode causar a cegueira, mas que pode ser controlada se detectada precocemente.
“A orientação pública é muito importante porque contribui para o diagnóstico prévio do glaucoma. Na ação pudemos também passar várias dicas a população sobre os riscos e as formas de tratamento sobre a doença. Após essas avaliações preliminares, orientamos as pessoas a procurarem o seu oftalmologista para realizarem uma investigação mais detalhada”, disse o oftalmologista.
A ação fez parte das atividades promovidas pela 2° Campanha de Prevenção a Cegueira pelo Glaucoma e faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio), data instituída pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e pela Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG).
VERICAÇÕES
Cerca de 75 pessoas aproveitaram a ação e compareçam ao Busto de Tamandaré para realizarem verificação da pressão intra-ocular dos olhos e para conferirem as dicas de prevenção ao glaucoma. Uma delas foi o pescador João Francisco Gaudino, de 53 anos de idade, que aproveitou para tirar dúvidas sobre alguns problemas que vem enfrentando na visão. “Eu estava preocupado com uma carnosidade que apareceu nos últimos anos nos meus olhos. E aqui soube que tenho que procurar um médico o mais rápido possível para retirá-la”, disse.
Já a dona de casa, Léria Porto Guimarães, de 62 anos, decidiu procurar a equipe da SPO e da Promoção da Saúde, para realizar uma avaliação prévia de sua visão. “É bom sempre procurarmos nos avaliar. Principalmente quando a idade já está avançada, pois enxergo pouco e uso óculos de um grau muito alto”, disse.
O aposentado José Carlos Miras, de 58 anos, foi outra pessoa beneficiada com a ação. Praticante da corrida, ele procura se exercitar na Orla de Tambaú todos os dias pela manhã, e no último sábado decidiu dar uma parada na atividade para participar da ação de prevenção ao glaucoma. “Estava caminhando e parei para aproveitar e verificar a pressão dos olhos. Graças a Deus deu tudo certo. Só tenho a parabenizar aos organizadores por proporcionar gratuitamente este trabalho à população”, frisou.
SOBRE A DOENÇA
O glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico. Ela é ocasionada por uma alteração na produção e ou na drenagem do líquido que se localiza no interior de nossos olhos, denominado humor aquoso, o que faz aumentar a pressão no olho e danifica inicialmente o nervo óptico, podendo levar à cegueira. O importante para combater é o diagnóstico precoce, pois assim o tratamento pode ser mais breve e evitar maiores danos à saúde ocular.
A doença pode ser causada por um bloqueio gradual no canal ocular que normalmente drena o excesso de líquido do olho e pode se desenvolver em qualquer pessoa, sendo mais comum naquelas que têm histórico familiar da doença e acima dos 40 anos de idade.