• Início
  • Notícias
  • Poder público, iniciativa privada e sociedade se unem contra as drogas

Notícias

Poder público, iniciativa privada e sociedade se unem contra as drogas

Publicada em 27/04/2011 às 00h

Nós Podemos Paraíba participou da sessão especial nesta quarta-feira Nós Podemos Paraíba participou da sessão especial nesta quarta-feira

Representantes do poder público, iniciativa privada, sociedade civil e de entidades eclesiásticas participaram na manhã desta quarta-feira (27) de sessão especial da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) sobre o combate às drogas no Estado (clique aqui para ver as fotos). Na ocasião, ficou definida a elaboração de uma carta compromisso da Paraíba para a formulação de ações e programas de prevenção, recuperação de usuários e repressão qualificada às drogas no Estado.

A sessão, que ocorreu na Fundação Cidade Viva, na Capital, contou com as presenças de 22 deputados estaduais e representantes do Movimento Nós Podemos Paraíba. Entre eles, da Unimed João Pessoa e do Instituto UniGente, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Ministério Público Estadual.

 

“Contribuímos de forma direta com as discussões sobre o combate às drogas, principalmente relacionadas ao crack que assola as camadas mais carentes da sociedade. Esperamos que a partir agora, o poder público, as entidades civis e empresas privadas façam a sua parte e desenvolvam ações emergenciais de prevenção juntas. Este é um compromisso de todos nós”, frisou Núbia Gonçalves, coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba.  

A sessão especial, promovida pela ALPB em conjunto com a Associação dos Pastores Evangélicos do Estado e Arquidiocese da Paraíba, contou também com a participação do diretor de Assuntos Internacionais e Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Vladimir de Andrade Stempliuk. Um novo encontro deverá ocorrer no prazo de 15 dias.

PROPOSTAS

Durante a sessão, o representante do Governo do Estado, pastor João Filho, que é coordenador do Programa Estadual de Combate às Drogas revelou que serão encaminhados para ALPB alguns projetos de leis referentes à prevenção ao uso e tráfico de drogas no Estado. Uma dessas propostas seria a inclusão obrigatória de disciplinas sobre o tema no currículo escolar da rede pública estadual.

Na ocasião, também foi revelado que os municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Patos e Conde registram os maiores índices de consumo de crack no Estado. Segundo o Governo do Estado, o crack é hoje a droga mais consumida na Paraíba, seja ela lícita ou ilícita.