Você sabia que entre 19% e 30% da população, em sua maioria do sexo masculino, sofre do ronco? Não? Saiba que o ruído é provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas. A afirmação é do médico pneumologista Alexandre Araruna.
Em artigo publicado sobre o tema na seção “Consultório Médico” da Coluna Unimed Saúde do último domingo (4), o cooperado explica as causas e os efeitos do ronco na saúde e as suas formas de tratamento.
Segundo Alexandre Araruna, o ganho de peso e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e de medicamentos podem ocasionar em noites mal dormidas, dificuldades respiratórias e, consequentemente, no incômodo ronco que pode abalar casamentos e a vida em família.
“Estas passagens são corriqueiras, embora possam ser passageiras. Por outro lado o ronco pode ser um sinal frequente, quando há a presença de um fator fixo que gere o ronco, entre eles as adenóides na criança e alterações das vias aéreas no adulto”, diz o pneumologista em trecho do artigo.
E aí, está curioso para ler o texto do pneumologista Alexandre Araruna na íntegra? Então não perca tempo e acesse a seção“Consultório Médico” aqui no Portal Unimed JP. Lá, estão disponíveis todos os artigos publicados aos domingos pelos médicos cooperados na Coluna Unimed Saúde.