• Início
  • Notícias
  • Pneumologista alerta em artigo sobre riscos de fumar dentro do carro

Notícias

Pneumologista alerta em artigo sobre riscos de fumar dentro do carro

Publicada em 19/11/2012 às 07h

Além dos males que causa à saúde, cigarro traz prejuízos também para o bolso Além dos males que causa à saúde, cigarro traz prejuízos também para o bolso

Não precisa o cigarro estar aceso: quem entra no carro de um tabagista fuma. Isso porque a fumaça do cigarro deposita partículas - formadas por nicotina, alcatrão e metais pesados-, que ficam impregnadas, por um determinado tempo, nos estofados e tubulações de ventilação e ar-condicionado do veículo.

Com o cigarro aceso, o drama é ainda maior. O tabagista e o passageiro inalam a fumaça duas vezes. O tabagista é fumante ativo e passivo ao mesmo tempo. Já o passageiro inala a fumaça expelida pelo fumante e aspira também a outra, que sobe na ponta do cigarro.

O alerta é feito pelo pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, médico cooperado da Unimed JP e coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paraibana de Pneumologia e Tisiologia. Ele escreveu o artigo \"Os riscos de fumar dentro do carro\", publicado na Coluna Unimed Saúde, de domingo (18). (Clique aqui para ler o artigo completo.)

Segundo o pneumologista, a nocividade dessas partículas que são expelidas pela fumaça do cigarro está relacionada com sua capacidade de desencadear crises de asma, rinites e rinosinusites em pessoas predispostas.

\"Não se pode deixar de referir também que a OMS [Organizaçaõ Mundial da Saúde] estabelece em 25 microgramas os níveis seguros de particulados (poluentes que se mantêm suspensos na atmosfera) no ambiente. No interior de um veículo exposto à fumaça do cigarro, esses particulados atingem 85 microgramas, com potencial nocivo para todo o aparelho respiratório\", explica o pneumologista.

PREJUÍZOS PARA O BOLSO

Além dos prejuízos para a saúde, o tabagismo também tem grandes repercussões negativas para o bolso. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, mostra que, além de prejudicar a saúde, o cigarro causa forte impacto no orçamento doméstico. Dados da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) revelaram que uma família composta por um casal de fumantes, entre 45 e 64 anos, residente em uma cidade do Sudeste do país gasta, por mês, R$ 128,60 somente com a compra de cigarros. Por ano, a despesa chega a R$ 1.543,20.

O Canal Saúde e Bem-estar do Portal Unimed JP disponibiliza um teste que calcula quanto uma pessoa já gastou com o cigarro. Quer saber qual o seu prejuízo, clique aqui e confira.

SAÚDE E BEM-ESTAR

A ideia do Canal Saúde e Bem-Estar é apresentar informações para que as pessoas possam tomar conhecimento sobre hábitos saudáveis de vida. No espaço, são disponibilizados testes on-line sobre saúde, para verificar o conhecimento do internauta sobre determinado assunto; calculadoras, onde é possível, por exemplo, obter o Índice de Massa Corpórea (IMC); notícias; artigos escritos pelos cooperados da Unimed JP; e quiz sobre saúde.

O acesso ao canal é feito através do menu principal do Portal Unimed JP. Se preferir, clique aqui.