Os plantonistas do Hospital Unimed JP participarão, no dia 11 de junho, de uma reunião para discutir as mudanças que foram implementadas na instituição para obtenção do certificado de Acreditação Hospitalar, uma avaliação que atesta a qualidade da assistência à saúde.
O encontro ocorrerá no auditório da Associação Paraibana de Hospitais, na Torre, das 8h às 12h. A reunião será presidida pelo gestor Assistencial da unidade hospitalar, José Calixto.
O Hospital Unimed JP é o único na Paraíba e um dos poucos do Nordeste - são apenas 10 -, que possui um padrão de qualidade reconhecido, após rigorosa avaliação, pela Organização Nacional da Acreditação (ONA). O certificado é concedido após rigorosa avaliação dos seus processos.
MELHORIAS
O processo de certificação do Hospital Unimed JP durou cerca de dois anos e teve início com um diagnóstico organizacional contendo oportunidades de melhoria na instituição, de acordo com as normas da ONA.
Em seguida, foi elaborado um programa de capacitação de lideranças e sensibilização de colaboradores e do corpo clínico sobre a importância da Acreditação. O passo seguinte foi a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com foco na segurança do paciente, através do desenvolvimento de várias atividades, tais como padronização de documentação, criação de comissões obrigatórias, definição dos indicadores de qualidade, implantação do gerenciamento de riscos, notificação e tratamento de não-conformidades, entre outros.
O Pronto Atendimento foi um dos principais setores em que houve uma reestruturação. No local, foi implantado o serviço de Classificação de Risco, que prioriza os atendimentos de urgência e emergência dos pacientes.
Ainda foram criadas a Sala Vermelha e o novo espaço para conforto médico. O setor pediátrico também foi totalmente ambientado para gerar conforto às crianças.
A Recepção Principal foi outro ponto que recebeu melhorias em sua estrutura. No lugar, foram implantados painel eletrônico e aparelho de televisão para proporcionar mais comodidade aos visitantes. As pessoas que chegam ao Hospital também recebem crachás que facilitam a identificação delas.
AVALIAÇÃO VOLUNTÁRIA
A Acreditação Hospitalar é um método de avaliação voluntário e periódico, em que muitas instituições de saúde no Brasil, em busca da qualidade máxima, tem procurado obter.
Essa certificação é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não governamental, que tem como missão promover o aprimoramento da qualidade da assistência à saúde no país, tomando como base valores como credibilidade, qualidade e ética. Dirigida por um Conselho de Administração, a ONA conta com a parceria do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A operacionalização da avaliação das instituições que se submetem à avaliação é realizada por oito instituições acreditadoras credenciadas à ONA. São elas que realizam a avaliação e a certificação da qualidade dos serviços, dentro do processo de acreditação, em nível nacional.
Apesar de muitas instituições buscarem a Acreditação, ainda é muito pequena a quantidade de hospitais certificados. Dos 6,5 mil hospitais públicos e privados existentes no País, apenas 151 possui algum tipo de certificação.
Entre as vantagens do processo destaca-se o permanente aprimoramento institucional; a constante busca por maior eficiência e efetividade do atendimento; e a racionalização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos. Além disso, um hospital acreditado demonstra que é bem administrado, confiável, com redução dos desperdícios, o que o torna, também, mais saudável financeiramente.