• Início
  • Notícias
  • Planejar ser mãe depois dos 35 é possível, mas requer mais cuidados

Notícias

Planejar ser mãe depois dos 35 é possível, mas requer mais cuidados

Publicada em 27/04/2015 às 11h02

A gravidez depois dos 35 é possível, mas o relógio biológico tem que ser respeitado A gravidez depois dos 35 é possível, mas o relógio biológico tem que ser respeitado

Muitas mulheres estão adiando suas gestações para depois dos 35 anos, esperando o momento certo. Esta é uma escolha pessoal de cada uma. Mas, no caso de quem faz esta opção, alguns cuidados a mais devem ser tomados para preservar o bem-estar da mãe e do bebê durante a gestação e após o nascimento.

O médico ginecologista Genival Ferreira lembrou que com o aumento da idade, diminuem os ciclos ovulatórios. "O ideal é engravidar entre os 20 anos e 30 anos - fase altamente reprodutiva, com a evolução da vida moderna. Aconselhamos que essa gravidez seja até os 35 anos, por conta das dificuldades que venham a ter por conta do ciclo anovulatório e os riscos de patologias cromossomiais, que aumentam com o avanço da idade. No entanto, isso não quer dizer que não possa engravidar além dessa idade", garantiu o médico.

A mulher que engravidar após os 35 anos deve fazer avaliações hormonais, genéticas, anatômicas dos órgãos reprodutivos e hemáticos; "Além disso, tem que ter uma nutrição adequada, fazer exercícios físicos, exames bioquímicos de rotina baseado no protocolo pré-determinada e exames ultra-sonograficos seguindo o protocolo obstétrico, pois há riscos de abortamentos, partos prematuros, nascimento com portadores de patologias cromossomiais.", alertou.

O desejo de ser mãe tem que ser respeitado, independente de quando ele venha, mas não se pode esquecer do relógio biológico. A ciência está do lado da mulher e vem colaborando com novos tratamentos e estudos em prol da gravidez tardia.

A mulher pode adiar a maternidade, mas tem que se prevenir de complicações decorrentes da própria idade, mantendo a saúde e controle de doenças, que aparecem com o tempo como: diabetes, hipertensão, hipo ou hipertireoidismo, assim como o sobrepeso.

E isso se faz preparando o corpo, tendo uma vida saudável. Os especialistas dizem que enquanto a mulher menstruar, poderá engravidar, porém as chances de gestação diminuem com a idade, em decorrência de vários problemas ginecológicos. Além disso, há uma diminuição da reserva e da qualidade dos óvulos.