Homens e mulheres de todo o mundo celebraram no último domingo um acontecimento que há 50 anos revolucionou suas vidas: a aprovação nos Estados Unidos da pílula anticoncepcional.
Cinquenta anos depois, a após exaustivos estudos, a pílula se transformou em um das mais seguras formulações da medicina moderna e o medicamento mais consumido em todo o mundo. É o maior aliado da mulher, proporcionando não somente independência e liberdade sexual, mas livrando-a de séculos de dores e tormentos.
Segundo o médico João Modesto, que abordou o assunto na seção “Consultório Médico” da Coluna Unimed Saúde do último domingo, o cinquentenário do nascimento da primeira pílula anticoncepcional devem ser comemorados como um marco da ciência e da genialidade humana.
“Possivelmente, na história da humanidade, nenhum medicamento teve tanto impacto de ordem social, política e médica. Para se ter uma ideia, a proporção de mulheres que se dedicou à carreira médica aumentou de 10% para 50%”, ressaltou em seu texto, antes de complementar: “com o advento da pílula, mudou por completo a capacidade das mulheres de controlar o seu próprio destino, ou seja, o mundo realmente mudou”, ressaltou em seu texto.
O texto na íntegra pode ser conferido na internet, na versão on-line da Coluna Unimed Saúde – que é publicada todos os domingos nos Jornais da Paraíba e Correio da Paraíba – ou clicando aqui.