Quem não quer ganhar uns anos a mais de vida para conviver com entes queridos? As pessoas que fumam e conseguem parar aos 30 anos, ganham, em média, 10 anos de vida em relação aos que continuam fumando. A que para aos 40 vive 8 anos a mais. Quem só conseguiu largar o cigarro com meio século de vida, ganha mais 6. Já os sexagenários que resolvem abandonar o cigarro, vão acrescentar apenas 3 anos na sua expectativa de vida, em relação aos que continuam fumando.
O raciocínio é resultado de um trabalho desenvolvido no Reino Unido durante 50 anos com 34 mil médicos fumantes, considerado o mais abrangente estudo já realizado sobre tabagismo. Essas informações estão contidas em artigo escrito pelo pneumologista Sebastião Costa, cooperado da Unimed JP, e publicado no último domingo na coluna Unimed Saúde.
Com o título “Nunca foi tão fácil parar de fumar”, Sebastião Costa afirma que atualmente existem um arsenal de produtos antitabaco que reduzem a vontade de fumar com muita competência. “E se o tratamento incluir a Abordagem Cognitivo-Comportamental (ACC) pode ter certeza que o envolvimento psicoemocional também vai ser neutralizado. A junção dos dois métodos eleva para quase cem por cento o índice de sucesso”, afirma.
Para conferir o artigo, clique aqui.
DIA MUNDIAL SEM TABACO
Esta segunda-feira é uma data sugestiva para quem quer largar o cigarro. É que hoje é o Dia Mundial sem Tabaco.
A cada ano, a Organização Mundial de Saúde articula em todo o mundo a comemoração da data, definindo um tema correlato ao tabagismo, abordado pelos 192 países membros.
Neste ano, o tema do Dia Mundial Sem Tabaco escolhido pela OMS é "Gênero e tabaco com uma ênfase no marketing para mulheres". O foco da campanha é coibir o apelo de marketing da indústria do tabaco para aumentar a comercialização de cigarros entre o sexo feminino.
Criado em 1987 pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ele relacionadas.